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5 dicas para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual

Por| Editado por Claudio Yuge | 14 de Setembro de 2022 às 22h00

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A pandemia colaborou para a digitalização de negócios e o crescimento do e-commerce no Brasil. Segundo uma pesquisa do CupomValido, o país lidera o ranking de vendas online com 22,2%, enquanto a média mundial é de 11%. Estima-se ainda que esse índice deverá aumentar 20,5% ao ano até 2025. No entanto, o relatório Growcode E-commerce 2021, divulgado neste ano, demonstra que a taxa de conversão média do mercado é de apenas 2,7%.

Com o aumento do número de comércios eletrônicos, é essencial que os lojistas se atentem a estratégias para superar os concorrentes e elevar a taxa de conversão de sua loja online. Além disso, a métrica é um importante indicador para avaliar o tipo de experiência que os clientes estão tendo – é o que diz Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint do grupo Magalu.

"Quando ela fica aquém do desejado, é preciso eliminar barreiras que estejam dificultando a jornada do consumidor e fazendo com que ele desista de seguir adiante em sua compra”, afirma o diretor. Confira as 5 dicas que o especialista separou para melhorar os resultados da sua loja virtual, a seguir;

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5 dicas para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual

1. Atenção às vitrines virtuais

As vitrines devem ser pensadas para incentivar o cliente a descobrir os seus produtos, permanecer navegando e por fim realizar uma compra. Recursos de inteligência artificial podem auxiliar a tornar as vitrines mais estratégicas, com produtos organizados de maneira inteligente de acordo com o comportamento do usuário.

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O executivo ainda aponta que, além de facilitar a busca do consumidor deixando produtos de seu interesse à mostra, é importante dar visibilidade ao que convém ao lojista, como destacar promoções, lançamentos e itens mais vendidos.

2. Crie descrições completas dos produtos

Uma vez que os clientes não terão a oportunidade de experimentar os produtos através do comércio online, é fundamental que os lojistas criem descrições detalhadas sobre um produtos. Os textos descritivos devem acompanhar fotos e vídeos, oferecendo mais segurança ao consumidor sobre a compra que deseja realizar.

3. Melhore as opções de frete

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Um dos motivos de evasão de clientes são as condições de entrega, seja pelo custo elevado ou pelo prazo extenso. Busque por parcerias vantajosas com transportadoras e ofereça benefícios, como frete grátis na primeira compra e em compras a partir de um determinado valor ou número de itens. Essa estratégia pode evitar que um consumidor desista da compra.

4. Incentive o cliente a ficar

Recursos como pop-ups de retenção – aqueles avisos lançados na tela quando o usuário tem a intenção de fechar a janela – oferecendo descontos exclusivos e ofertas de última hora são boas estratégias de conversão que podem incentivar o cliente a permanecer na loja.

5. Invista em sistema de busca e recomendação inteligente

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Sistemas de pesquisa e recomendação baseados em inteligência artificial facilitam a jornada do consumidor e a tornam mais satisfatória, aumentando as chances de conversão. Para Schiavini esta é uma estratégia para se manter competitivo e fidelizar clientes. "Quando as expectativas são supridas, o cliente retorna, mas, quando a loja não facilita essa jornada, acaba gerando descrédito e não causa encantamento. Um bom sistema de busca e recomendação pode ser decisivo na conversão”, finaliza.

A SmartHint, por exemplo, oferece o recurso de busca por voz, onde é possível reconhecer a fala e transcrevê-la automaticamente em tempo real. Para isso, basta que o usuário clique no botão de microfone e fale o que deseja procurar.