Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que pequenos e médios negócios crescem mais ao adotar meios digitais?

Por| Editado por Claudio Yuge | 19 de Setembro de 2022 às 15h20

Link copiado!

Pexels/ANTONI SHKRABA production
Pexels/ANTONI SHKRABA production

Uma pesquisa da Microsoft demonstrou que a adoção de tecnologias digitais contribuiu para o crescimento mais rápido de Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (14), em que o estudo avaliou como as PMEs encaram a atual situação do mundo dos negócios, quais são seus objetivos e prioridades, além de avaliar o papel da tecnologia como uma ferramenta de promoção de um negócio bem sucedido no futuro.

A Analysys Mason foi a encarregada de realizar a pesquisa, contando com a participação de mais de 3 mil PMEs de diferentes setores ao redor do mundo. Confira as conclusões do estudo, chamado "Microsoft SMB Voice and Attitudes to Technology Study 2022", a seguir;

Pequenos e médios negócios e a relação com a tecnologia

Continua após a publicidade

A adoção da tecnologia digital

Segundo o estudo, empresas pioneiras na adoção de novas tecnologias possuem o dobro de chances de ter atingido os objetivos comerciais e um crescimento maior de capital no último ano. Além disso, esses negócios também possuem quatro vezes mais probabilidade de estarem confiantes com o futuro do negócio.

Busca por segurança e confiabilidade

Continua após a publicidade

Dados demonstram que mais de dois terços das PMEs planejam aumentar seus orçamentos em tecnologia da informação (TI) no próximo ano. Desse investimento, 80% das empresas esperam ter uma força de trabalho híbrida, por pelo menos dois anos, e demandam uma tecnologia que apoie seus objetivos comerciais de maneira confiável e segura.

Parcerias aceleram o crescimento e fortalecem estratégias de negócios

Muitas das empresas precisam de parceiros para mapear a melhor tecnologia para sua estratégia de negócio. Sendo assim, quase metade das PMEs escolhem parceiros para auxiliar em questões de tecnologia, em que 33% favorecem Provedores de Serviços Gerenciados ou Provedores de Soluções em Nuvem, visando recomendar de forma proativa soluções tecnológicas para acelerar metas comerciais.

Geração Millenial: Propósito acima de benefícios

Continua após a publicidade

Os millenials, pessoas nascidas entre o início da década de 1980 até o final do século XX, concentram 41% do poder de tomada de decisões sobre tecnologia. Uma pesquisa de 2016, chamado "How Millennials Work and Live", demonstra que os profissionais dessa geração preferem um trabalho que ofereça propósito acima de altos salários. Conforme demonstra o estudo da Microsoft, como empresários, os millenials aplicam esses valores às suas prioridades comerciais e tecnológicas.

Objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG)

Segundo o estudo, dois terços das PMEs que participaram da pesquisa possuem alguma estrutura de avaliação e monitoramento dos objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG). Os empreendedores millenial são mais propensos a ter um relatório anual dedicado ao progresso desses objetivos, confira;

  • 37% dos entrevistados citaram a redução de seu impacto ambiental;
  • 30% queriam melhorar suas diversidade e inclusão;
  • 30% estavam focados na criação de novos empregos.
Continua após a publicidade

O foco em ESG e o alcance de objetivos comerciais são os traços mais prevalentes entre os negócios pioneiros na adoção de tecnologias. Conforme o estudo, 99% das empresas ao redor do mundo estão buscando soluções para enfrentar os atuais desafios e gerar novas oportunidades.

Para finalizar, o estudo demonstra que a comunidade de pequenos e médios negócios possui grande impacto nas economias mundiais e na subsistência de bilhões de pessoas. Não apenas para sobreviver, os PMEs buscam prosperar e trazer inovação para as indústrias, além de valor para os seus clientes.