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5 tendências de comunicação e marketing para alavancar o seu negócio

Por| Editado por Claudio Yuge | 22 de Setembro de 2022 às 20h20

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Pexels/Fauxels
Pexels/Fauxels

Uma pesquisa revelou que 11,7% do orçamento total de empresas são investidos em comunicação e marketing. Os dados da CMO Survey 2022 reforçam a preocupação das companhias com o setor que, além de representar o elo de relacionamento entre marcas e o público, é responsável por conquistar e fidelizar clientes.

Para o estudo, foram entrevistados 320 executivos de negócios de diferentes portes e segmentos. Especialistas de agências e corporações do segmento elencaram as cinco principais tendências que toda empresa deve investir para alavancar seus negócios.

Confira como a aplicação de ações de comunicação e marketing podem auxiliar as organizações a construir sua reputação no mercado de maneira sólida e se adequar ao avanço tecnológico do mercado, a seguir;

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5 tendências de comunicação e marketing

1. Gestão assertiva da marca de uma empresa

O Branding, conceito relativamente antigo dentro do setor, tem passado por transformações importantes no sentido de construir uma conexão mais próxima entre o consumidor e uma marca. Para Ísis Vasques, diretora executiva da Agência Ecco, tão importante quanto oferecer um bom produto, é saber apresentá-lo – e para isso, é preciso que a empresa tenha uma narrativa sólida e cativante.

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"Investir na área de branding é uma chance de encontrar oportunidades de mostrar ao público com um envolvimento profundo da marca e seus produtos, ampliando o marketshare em seus respectivos mercados de atuação”, explica Vasques.

2. Incentivo de uma relação próxima entre marca e público

A área de Live Marketing tem um grande potencial para alavancar resultados expressivos para as marcas. Segundo Silvana Torres, fundadora e presidente da Mark Up – empresa referência na modalidade – investir em iniciativas de Live Marketing é promover experiências totalmente individualizadas. "Esses projetos tentam garantir que as pessoas se sintam acolhidas em suas trajetórias, por isso demandam um mergulho estratégico em suas identidades", diz Torres.

3. Trabalho bem estruturado em assessoria de imprensa

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Investir no desenvolvimento de narrativas sólidas e conteúdo de alto desempenho para plataformas, através do auxílio da assessoria de imprensa, permite criar um ecossistema capaz de acelerar o crescimento do modelo de negócios das marcas.

Para Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, a estruturação dessa narrativa se dá por meio de uma comunicação coesa, assertiva e constante, visando o fortalecimento da reputação da companhia e a aproximação desta com o seu público. “É importante que a empresa desenvolva, avance e solidifique o processo de comunicar a sua imagem”, afirma.

4. Extensão do departamento de comunicação dos clientes

Com o processo de digitalização das empresas, é importante atuar com um olhar consultivo e estratégico, como uma extensão do departamento de marketing de seus clientes. Isso permitirá criar campanhas criativas e gerar excelentes resultados.

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Maurício Fernandes, diretor de operações da 270B Brasil, acredita que a integração entre agências e empresas é essencial para a otimização dos resultados. “Quanto maior a integração entre agência e cliente na construção do planejamento estratégico, maiores serão os resultados”, afirma Fernandes.

5. Comunicação global e integrada

O conceito de marketing 360º, que trata de conjunto de ações de marketing integradas em uma única campanha que articula todos os canais relevantes para o público-alvo, se comunica muito com outra tendência no mercado: o omnichannel.

Para Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade da DreamONE, propor canais e estratégias B2B e B2C, abre um caminho fundamental para o crescimento e relevância em toda a cadeia de um negócio: desde comunicação na distribuição até o impacto no consumidor final.

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“Contar com um posicionamento estratégico e criativo nas mídias é extremamente importante. Além disso, ações de marketing, voltadas para o digital, curadoria de conteúdo, relacionamento e performance, ajudam a fortalecer a relação da marca com o consumidor, principalmente se tudo isso ocorrer de uma forma planejada e integrada”, finaliza.