Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla diz para funcionários não discutirem salário e infringe leis trabalhistas

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Janeiro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash
Tudo sobre Tesla

A Tesla está sendo acusada de violar as leis trabalhistas nacionais por, supostamente, instruir os funcionários para não falar sobre pagamentos, condições de trabalho e rescisão de funcionários para terceiros ou entre si. Segundo o portal de notícias Bloomberg, o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB) em Tampa entrou com uma reclamação oficial em setembro.

A reportagem afirma que a Tesla “disse aos funcionários para não reclamarem com os gerentes de nível superior sobre seu pagamento ou outras condições de emprego” e para "não discutir seu pagamento com outras pessoas". Os incidentes citados pela denúncia ocorreram de dezembro de 2021 a janeiro de 2022 e violam leis que impedem as empresas de "interferir, restringir e coagir os funcionários no exercício dos direitos garantidos" pela legislação.

A porta-voz da NLBR, Kayla Blado, deu uma declaração à Bloomberg dizendo que o juiz ouvirá os argumentos apresentados pela denúncia durante uma audiência em fevereiro. Esta não é a primeira vez que a NLBR realiza reclamações contra a Tesla. Em agosto, o Conselho decidiu que a política de código de vestimenta da Tesla é ilegal por proibir logotipos sindicais.

Continua após a publicidade

A agência também forçou Elon Musk, CEO da montadora, a excluir um tweet antissindical em 2021 e determinou que a demissão do ativista Richard Ortiz era ilegal. No início de dezembro, dois funcionários da Tesla com sede na Califórnia apresentaram queixas ao órgão sobre alegações de que a empresa os demitiu ilegalmente por criticar Musk.

Fonte: The Verge