Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Swift já é uma das linguagens de programação mais utilizadas, apontam rankings

Por| 21 de Julho de 2014 às 14h20

Link copiado!

Swift já é uma das linguagens de programação mais utilizadas, apontam rankings
Swift já é uma das linguagens de programação mais utilizadas, apontam rankings

A nova linguagem de programação Swift, anunciada pela Apple no começo de junho deste ano, já apresenta altos níveis de popularidade entre os programadores, segundo os rankings Tiobe Index e o Popularity of Programming Language Index (PyPL).

Ambos são divulgados mensalmente e, nesta edição de julho, flagram a força que a Apple tem entre os profissionais da área. No Tiobe, por exemplo, a nova linguagem de programação da Maçã já estreou na 16ª posição. No PyPL, a linguagem de programação teve uma estreia ainda mais forte e despontou como a 10ª linguagem mais utilizada pelos programadores.

"Todos estão curiosos para descobrir o que dá para fazer com a Swift, principalmente porque ela foi desenvolvida pela Apple", conta Paul Jansen, diretor da Tiobe. Apesar dessa onda de curiosidade ser o principal fator motivador para a estreia forte da Swift nos rankings, Jansen acredita que, diferente da Google Go, a linguagem veio para ficar entre as 20 mais utilizadas.

"A Swift não é exatamente algo novo, mas contrasta com a Go do Google porque serve a um propósito: substituir a ultrapassada Objective-C. Novos apps para iPhone e iPad serão escritos em Swift em breve e é muito possível que ela permaneça como uma das 20 mais utilizadas por um bom tempo", declarou Jansen.

Continua após a publicidade

Apesar da alta popularidade medida pelos rankings, a Infoworld lembra que a linguagem de programação da Apple vem passando por análises minuciosas de alguns programadores e especialistas e que eles já encontraram alguns problemas de desempenho nela.

O Tiobe classifica as linguagens de programação com base na quantidade de sites com referências às linguagens de programação a partir de motores de busca. Neste último relatório, por exemplo, as Top 3 linguagens foram C, Java e Objective-C.

O PyPL, por outro lado, leva em consideração a quantidade de tutoriais disponíveis na internet sobre a linguagem de programação. Nele, o Java ficou com o primeiro lugar, enquanto PHP e Python vieram logo em seguida.

Leia mais sobre a nova linguagem de programação da Apple, a Swift:

Continua após a publicidade