WWDC 2014: Apple lança nova linguagem de programação

Por Redação | 02 de Junho de 2014 às 18h09
TUDO SOBRE

Apple

Para alívio ou desespero dos desenvolvedores de aplicativos para iOS (que terão que dominar mais uma tecnologia), a Apple criou uma nova linguagem de programação.

Anunciada nessa segunda-feira (2) durante a WWDC, conferência anual realizada pela companhia, a chamada Swift pretende modernizar o back-end do sistema operacional móvel da Maçã, substituindo a antiga Objective-C.

Descrita como "Uma Objective-C sem o C", a nova linguagem de programação, segundo a empresa, irá tornar o processo de desenvolvimento mais dinâmico, bem como melhorar a performance dos aplicativos. Foi dito ainda que com a Swift será possível a criação de qualquer tipo de aplicação, desde apps para redes sociais até jogos 3D.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O interessante é que, de acordo com o site Engadget, a Swift poderá rodar ao lado do Objective-C na mesma aplicação, o que facilitará a migração dos desenvolvedores para a nova tecnologia.

O vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, disse que a Swift deixará o código muito mais limpo, já que vai exigir menos linhas de código que a antecessora.

A nova linguagem só estará disponível para o desenvolvimento de aplicativos a partir do iOS 8, mas os desenvolvedores mais ansiosos que já quiserem ir dominando a nova linguagem podem baixar gratuitamente o ebook que foi disponibilizado pela própria empresa com as principais instruções da Swift.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.