WWDC 2014: Apple lança nova linguagem de programação

Por Redação | 02 de Junho de 2014 às 18h09

Para alívio ou desespero dos desenvolvedores de aplicativos para iOS (que terão que dominar mais uma tecnologia), a Apple criou uma nova linguagem de programação.

Anunciada nessa segunda-feira (2) durante a WWDC, conferência anual realizada pela companhia, a chamada Swift pretende modernizar o back-end do sistema operacional móvel da Maçã, substituindo a antiga Objective-C.

Descrita como "Uma Objective-C sem o C", a nova linguagem de programação, segundo a empresa, irá tornar o processo de desenvolvimento mais dinâmico, bem como melhorar a performance dos aplicativos. Foi dito ainda que com a Swift será possível a criação de qualquer tipo de aplicação, desde apps para redes sociais até jogos 3D.

O interessante é que, de acordo com o site Engadget, a Swift poderá rodar ao lado do Objective-C na mesma aplicação, o que facilitará a migração dos desenvolvedores para a nova tecnologia.

O vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, disse que a Swift deixará o código muito mais limpo, já que vai exigir menos linhas de código que a antecessora.

A nova linguagem só estará disponível para o desenvolvimento de aplicativos a partir do iOS 8, mas os desenvolvedores mais ansiosos que já quiserem ir dominando a nova linguagem podem baixar gratuitamente o ebook que foi disponibilizado pela própria empresa com as principais instruções da Swift.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.