De graça: Apple disponibiliza livro de 500 páginas sobre a nova linguagem Swift

Por Redação | 05.06.2014 às 14:43
photo_camera Divulgação

Além do iOS 8 e uma série de novas funções para dispositivos móveis, a Apple anunciou na última segunda-feira (2) durante o WWDC 2014 uma nova linguagem de programação para quem deseja criar aplicativos para as plataformas da empresa – no caso, o iOS e o OS X. Batizada de Swift, a linguagem só está disponível para a criação de apps para iOS 8, mas deve ganhar atualizações nos próximos meses.

E se você quer aprender um pouco mais sobre o funcionamento dessa nova linguagem, aí vai uma boa notícia: já está disponível na App Store um livro digital, lançado oficialmente pela Apple, que traz as primeiras impressões da Swift. O e-book está todo no idioma inglês, possui 500 páginas e serve como um guia detalhado e aprofundado de cada recurso presente na linguagem de programação criada pela Maçã, além de referências formais.

"Swift é uma linguagem de programação inovadora para Cocoa e Cocoa Touch. Escrever código é interativo e divertido, a sintaxe é concisa mas expressiva, e os aplicativos rodam de forma incrivelmente rápida. A Swift está pronta para o seu próximo projeto em iOS e OS X – ou para ser adicionada em seu aplicativo atual –, pois o código Swift trabalha lado a lado com o Objective-C", diz a empresa na página de descrição da Swift.

O e-book "The Swift Programming Language" pode ser baixado gratuitamente na App Store.

Nova linguagem

Swift

(Foto: Apple/Divulgação)

De acordo com a Apple, "a Swift é resultado de uma recente pesquisa sobre linguagens de programação, combinadas a décadas de experiência na construção das plataformas Apple". A novidade é descrita como "Uma Objective-C sem o C", já que foi criada com o objetivo de facilitar o processo de desenvolvimento de ferramentas e aplicativos para os dispositivos da companhia, tornando esses procedimentos muito mais rápidos e dinâmicos.

"Desde sua primeira concepção, a Swift foi construída para ser rápida. Usando o compilador LLVM de alta-performance, o código Swift é transformado em código nativo otimizado, ajustado para obter o máximo de proveito do hardware moderno de um Mac, iPhone ou iPad", diz a empresa. Ela também afirma que a Swift inclui elementos de baixo nível, como tipos, controle de fluxo e operadores, além de recursos orientados a objetos, tais como aulas e protocolos.

A Swift poderá ainda rodar ao lado do Objective-C na mesma aplicação, o que facilitará a migração dos desenvolvedores para a nova tecnologia. Segundo Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, a nova linguagem de programação deixará o código muito mais limpo, já que vai exigir menos linhas de código que a antecessora.

Mais notícias sobre a WWDC: