Quaddro lança primeiro curso de linguagem Swift do Brasil

Por Rafael Romer | 18 de Junho de 2014 às 18h14

O centro de treinamento de desenvolvimento para aplicações móveis Quaddro já abriu as incrições para o primeiro curso do país para a nova linguagem de programação da Apple, o Swift, em São Paulo - SP.

Anunciada no começo de junho durante sua conferência WWDC 2014, a Swift deve bater de frente com a linguagem Objetive-C, com o objetivo de facilitar e otimizar o desenvolvimento de aplicativos para os sistemas operacionais da empresa, o iOS e o OS X.

"O Swifit é uma linguagem bem mais robusta do que o Objective-C, ela aguenta bem mais pancada, para sistemas mais complexos", afirma Guilherme Pola, Gerente de Conteúdos da Quaddro. "Além disso, a linguagem é muito mais fácil e o grau de aprendizado mais rápido do que do Objetive-C. É muito mais simples para o aluno aprender".

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

O curso será ministrado por Roberto Rodrigues, professor da escola Impacta e especialista em Java, Objective-C, .NET e Python. Rodrigues também é um dos autores da página Swift Playground, que traz tutoriais e dicas sobre a linguagem e reúne uma comunidade dedicada à linguagem no Facebook, com cerca de 300 desenvolvedores.

De acordo com Pola, a grade do curso será de 60 horas e focará na estrutura da linguagem, voltada para a programação orientada a objeto, além de desenvolvimento de aplicações, banco de dados e persistência de dados. O curso tem como pré-requisito conhecimentos em lógica de programação e conceitos básicos de programação orientada a objetos. Entretanto, não é necessário ser especialista em nenhuma linguagem de programação.

As incrições já estão abertas para a primeira turma, que deve começar já em julho. A lotação máxima é de 12 alunos por turma. Outras duas turmas já estão previstas para agosto e outubro. Em setembro, também haverá uma turma online, com aulas ministradas através da plataforma Adobe Connect.

Para o curso, a escola também deverá disponibilizar um material didático online por meio do iBooks focado especialmente na linguagem Swift.

Vale lembrar que a Apple também já disponiblizou um guia online de 500 páginas sobre a linguagem, totalmente gratuito, mas em inglês, que pode ser baixado na App Store.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.