Publicidade

Site consumidor.gov permite que usuários registrem queixas sobre golpes virtuais

Por| Editado por Claudio Yuge | 12 de Outubro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Reprodução/ Sodipress
Reprodução/ Sodipress

O site consumidor.gov.br agora permite que os consumidores possam registrar reclamações de problemas virtuais, como vazamento de dados, golpes em redes sociais ou instabilidades da internet, em seu formulário de queixas. A novidade busca auxiliar os clientes na resolução de problemas relacionados aos serviços digitais com mais rapidez e facilidade.

O portal consumidor.gov.br é uma plataforma criada pelo governo do Brasil que permite que os consumidores registrem reclamações sobre empresas registradas no serviço, para uma possível resolução dos problemas sem o envolvimento de terceiros.

As companhias têm um prazo de até 30 dias para responder as queixas registradas no portal. Caso o problema não seja resolvido a partir da plataforma, o cliente pode recorrer diretamente aos canais tradicionais de atendimento presencial do Procon ou ainda à Defensoria Pública, Ministério Público, e outros órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Continua após a publicidade

Segundo dados divulgados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente a plataforma conta com 1.106 empresas cadastradas e quase 4,5 milhões de reclamações registradas, com o índice médio de solução dessas queixas sendo de 78%.

A ampliação dos serviços oferecidos no portal, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pela manutenção da plataforma, se deu por conta do aumento de fraudes e problemas nas redes sociais, cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor. Os problemas mais recorrentes nesse cenário, segundo o órgão, são o registro de perfis falsos utilizando dados pessoais, o compartilhamento de dados não autorizados, e a cobrança por produtos e serviços não solicitados.

"A entrada das redes sociais, que ganharam espaço como e-commerce, reforça o foco da Secretaria Nacional do Consumidor no combate às fraudes eletrônicas e anúncios que colocam em risco os dados pessoais e bancários dos consumidores brasileiros, criando mecanismos mais céleres e eficientes para resolução de conflitos", justificou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, sobre as novas opções de queixas no portal.

Continua após a publicidade

Relação com os problemas do Facebook 

Segundo um levantamento feito pela Senacon, as reclamações de usuários sobre os serviços providos pelo Facebook, como WhatsApp e Instagram, aumentaram 295% de janeiro a julho deste ano, com as principais reclamações dos consumidores dizem respeito a perfis falsos com utilização de dados pessoais, compartilhamentos de dados sem consentimento e cobranças indevidas de serviços não solicitados.

Além disso, o “apagão” do Facebook, Instagram e WhatsApp no dia 4 de outubro, que deixou as plataformas inacessíveis por mais de 7 horas e impactou negativamente lojistas que dependem dos serviços para seus negócios, também pode ter levado a adição desses novos tipos de reclamação para o portal do consumidor.gov.br. Estima-se que, no Brasil, mais de 150 milhões de pessoas usem os serviços do Facebook, o equivalente a 70% da população do país.

Fonte: O Globo, h2foz