Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo começa testes de pagamento de passagem de ônibus via QR Code

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Outubro de 2021 às 21h40

Link copiado!

Reprodução/SPTrans
Reprodução/SPTrans

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, empresa que administra a frota municipal de ônibus em São Paulo, começou a testar o pagamento de passagem via QR Code em 17 ônibus da linha 4031/10 (Parque Santa Madalena – Metrô Tamanduateí), desde a última sexta (1).

A linha 4031/10 transporta mais de seis mil pessoas, segundo dados da própria SPTrans. A fase de testes irá durar seis meses e servirá para que a SPTrans faça os ajustes e alterações necessários no sistema. Além disso, pesquisas de satisfação serão realizadas com os passageiros da linha 4031/10 para coletar opiniões sobre a nova tecnologia implantada.

Continua após a publicidade

Os passageiros que utilizarem o pagamento via QR Code irão exibir o código em seus smartphones, e um dispositivo validador, presente nos ônibus, irá ler a informação e confirmar o pagamento.

Cada tarifa de R$ 4,40 paga via QR Code permitirá que o passageiro realize uma viagem, sem o direito à integração única disponível para usuários do Bilhete Único, que permite o embarque em até 4 ônibus durante 3 horas com o pagamento de uma única tarifa.

A novidade, segundo a SPTrans, tem como objetivo ajudar turistas, pessoas que não têm o Bilhete Único, passageiros sem crédito no bilhete ou quem esqueceu de levar o dinheiro para o pagamento da tarifa.

O SP PASS

Continua após a publicidade

A nova forma de pagamento é fruto de uma parceria da SPTrans com a startupUPM2, que desenvolveu o sistema de pagamento via QR Code e o aplicativo SP PASS.

O SP PASS funciona como uma carteira digital, onde o usuário pode ter um cartão pré-pago virtual usado em linhas de ônibus de São Paulo, realizar o pagamento de contas, e compra de créditos de serviços como as tarifas do transporte público, bicicletas do Itaú e 99. Ele está disponível para Android e iOS.

Para comprar a passagem com pagamento via QR Code, o passageiro deve baixar o app, abrir uma conta, depositar dinheiro na carteira (que pode ser realizado por boleto, cartão, transferência ou em lotéricas), comprar a passagem de ônibus e, por fim, gerar o QR Code para leitura no validador disponível nos ônibus.

Continua após a publicidade

Fonte: SPTrans