Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung é a empresa tecnológica mais querida dos consumidores, segundo pesquisa

Por| 03 de Julho de 2015 às 12h32

Link copiado!

Samsung é a empresa tecnológica mais querida dos consumidores, segundo pesquisa
Samsung é a empresa tecnológica mais querida dos consumidores, segundo pesquisa
Tudo sobre Samsung

Uma pesquisa recente do Reputation Institute reuniu cerca de 5 mil consumidores de empresas tecnológicas para avaliar qual a companhia que tem a melhor reputação do mercado. Segundo os resultados, a Samsung desponta como a queridinha do público. Para chegar até aí, o estudo considerou sete categorias que serviram como parâmetro para medir as "conexões emocionais" dos consumidores com as marcas.

Foram considerados inovação, produtos e serviços oferecidos, ambiente de trabalho, governança, responsabilidade social, liderança e desempenho financeiro. Reunindo todos estes atributos, as cinco primeiras são Samsung, HP, Microsoft, Google e SAP. No total foram listadas 50 companhias, entre elas Apple (21º lugar) e Facebook (39º lugar).

A fabricante de chips Intel conseguiu figurar na primeira posição na categoria produtos e serviços, sendo colocada em 6º no ranking geral. O resultado chega a ser surpreendente, visto que poucos consumidores compram processadores por conta própria. Normalmente eles já vêm embutidos em computadores, tablets e smartphones.

Sem dúvida alguma, a posição da Apple no ranking foi uma das mais decepcionantes. Se levarmos em conta a popularidade de seus produtos, bem como o número de vendas no mundo todo, a empresa americana deveria estar entre as primeiras. Mas, de acordo com o pesquisador chefe do Reputation Institute, Brad Hecht, "a Apple não é vista como uma empresa aberta, autêntica e que zela pelos interesses de seus consumidores".

Continua após a publicidade

Os consultados pela pesquisa do Reputation Institute, nos últimos cinco anos, deram mais importância a fatores como governança e boa cidadania corporativa. Em outras palavras, os entrevistados valorizaram empresas abertas, transparentes e éticas em suas atividades. Outra fator bastante relevante nesta pesquisa é como as empresas tratam seus funcionários. Neste ponto, a reputação da Apple sofre devido aos escândalos envolvendo a Foxxconn, empresa chinesa que fabrica os seus principais produtos, o iPad e o iPhone.

Mesmo que o episódio, que envolveu mortes de funcionários, tenha acontecido há alguns anos, muitos consumidores com consciência social ainda se lembram do incidente, respondendo negativamente em relação à empresa americana. Segundo Hecht, a Apple tem excelentes atividades, como seus data centers que são mantidos com energia renovável, no entanto, a empresa não divulga muito suas iniciativas ecológicas.

Em relação à empresa de Mark Zuckerberg, o Facebook, o resultado já era esperado. A companhia americana que figura na 39ª posição no ranking frequentemente é acusada por seus usuários de ultrapassar o limite da privacidade, além de ser conhecida por aplicar mudanças impopulares, como forçar seus usuários a utilizarem um aplicativo separado para utilizar o bate-papo da rede social.

O fato dos consumidores levarem em conta as atitudes das empresas ligadas ao meio ambiente e a forma como tratam seus funcionários nos fornece um panorama positivo em relação ao estudo. Consumidores exigentes podem modificar a forma com que as empresas direcionam suas culturas corporativas.

Continua após a publicidade

Fonte: Reputation Institute