Saiba por que a linguagem Python será a mais exigida no mercado em 2022

Saiba por que a linguagem Python será a mais exigida no mercado em 2022

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 21 de Dezembro de 2021 às 10h00

Uma pesquisa da CodingNomads, instituição que disponibiliza vários cursos e especializações de TI no mundo inteiro, mostrou que a linguagem Python é a linguagem de programação com maior procura para 2022, de acordo com dados coletados de listagens de empregos dos EUA e da Europa.

O Python venceu línguas como JavaScript e C# na pesquisa, mostrando como ela vem se desenvolvendo e cada vez tendo uma demanda maior. É importante frisar que ela também está na liderança no ranking da TIOBE, que indica a popularidade das linguagens em relação a suas citações na internet durante um período, no caso, 2021.

Mas, considerando que o Python já existe há décadas, porque este crescimento recente? Uma das possíveis razões é como serviço líder de seus setores, como Google, Netflix, Uber, Spotify, Apple e Microsoft, recorrem à linguagem em várias frentes, com ela sendo uma peça importantíssima do aprendizado de máquina de algoritmos, por exemplo.

As linguagens de programação com mais demanda em 2022. (Imagem: Reprodução/CodingNomads)

Esses algoritmos são usados pelo Spotify, Netflix e YouTube para a recomendação de conteúdos para seus usuários. Isso torna a linguagem uma peça extremamente importante do funcionamento dessas empresas, já que é por conta de recomendações inteligentes que eles mantém usuários usando seus serviços, assim gerando visualizações tanto para os conteúdos quanto para propagandas, o que no fim gera lucros.

Além disso, o Python tem um papel importante na construção de aplicativos web, que mesmo com novas linguagens sendo disponibilizadas para desenvolvimento de aplicações, ainda tem boa parte de sua base construídas no código veterano, que conta com recursos como a integração simples e sem grandes problemas com outras interfaces de programação, variadas bibliotecas de funções e, acima de tudo, um baixo custo de desenvolvimento, sendo a solução ideal para demandas empresariais de muitas empresas.

Python e sua comunidade ativa

Python conta com uma comunidade ativa que ajuda uns aos outros. (Imagem: Reprodução/Elements/DragonImages)

Talvez um dos principais motivos do sucesso do Python é o quão acessível à linguagem é. Ela foi desenvolvida, 30 anos atrás, para ser semelhante com a sintaxe da língua inglesa, e com isso, qualquer novo usuário pode aprender de maneira simples a sua escrita.

Isso é visível em pesquisa que mostram que 40% dos desenvolvedores de Python no mercado hoje em dia estão na faixa dos 21 – 29 anos, e 10% na de 18 – 20, e tem como sua primeira linguagem ela, com pelo menos um terço deles tendo menos de um ano de experiência em desenvolvimento.

E tudo isso ainda é consolidado pela grande comunicada criada entre os desenvolvedores da linguagem, que sempre está disposta a ajudar e tirar dúvidas, além de contar com essas mesmo pessoas para o desenvolvimento de maiorias capacidades de programação, deixando ela constantemente atualizada com as últimas tendências tecnológicas.

No fim, seja por sua comunidade ativa ou com seu uso em serviços lideres de mercado, o Python continuará sendo uma peça importante do setor em 2022. Por isso, seja você um desenvolvedor iniciante ou veterano do mercado, um dos melhores passos possíveis para uma melhor colocação no setor é saber essa linguagem de programação — afinal, nunca é tarde demais, principalmente na era da informação que vivemos agora.

Fonte: FinExtra, SiliconRepublic

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.