Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rumor: Samsung pode lançar smartphone dobrável ainda este ano

Por| 09 de Janeiro de 2017 às 17h24

Link copiado!

Rumor: Samsung pode lançar smartphone dobrável ainda este ano
Rumor: Samsung pode lançar smartphone dobrável ainda este ano
Tudo sobre Samsung

Quem diria que teríamos uma nova linha dos smartphones Galaxy, da Samsung totalmente dobrável em duas partes ainda este ano, não é mesmo? Pois parece que a sul-coreana não dormiu no ponto e já correu para registrar uma ideia, que pode trazer seus primeiros resultados ainda neste ano, segundo rumores.

Assim como 2016 foi permeado de novos rumores acerca de telas dobráveis e/ou flexíveis, uma nova patente da empresa revela seus planos de trazer uma linha exclusiva de telefones capazes de dobrarem-se ao meio. Foi a turma do Patently Mobile que identificou a novidade em novos documentos da Samsung e fez o favor de compartilhá-los na web.

No meio dos arquivos, três patentes registradas pela sul-coreana nos chamam a atenção (vide imagens abaixo), e elas dão conta de que, muito em breve, teremos no mercado um smartphone literalmente dobrável. Nas duas primeiras, o desenho técnico mostra que o aparelho terá uma dobradiça instalada entre as duas telas, garantindo que o telefone seja dobrado por completo. A terceira, entretanto, mostra algo que já conhecemos: uma tela flexível nas bordas do aparelho, como acontece com a linha Edge dos smartphones premium da Samsung.

Continua após a publicidade

Mas ainda não será a hora de vermos uma só tela sendo dobrada ou flexionada como folha de papel, e posta de volta em sua posição original enquanto exibe uma foto, um vídeo ou a interface de um aplicativo. Mesmo que a patente exiba a possibilidade de dobrar o smartphone ao meio, os componentes internos ficarão em seus respectivos lugares. Apenas a tela e alguns cabos flexíveis farão parte da interface de dobra, e a tela ocupa toda a superfície externa do aparelho, fugindo do conceito "book" (livro) que vemos nos notebooks e no Nintendo 3DS, por exemplo, em que os displays ficam na superfície interna quando fechados.

Vale lembrar que no ano passado, alguns rumores deram conta de que no início de 2017 a Samsung iria lançar uma série intitulada Galaxy X, provavelmente trazendo smartphones diferentes, dobráveis ou flexíveis, com displays 4K. Mas todo o burburinho em torno da novidade começou de verdade em 2015, quando os primeiros displays flexíveis começaram a aparecer nos sites de tecnologia. A expectativa era que o próximo Galaxy Note, à época, trouxesse a novidade, o que não aconteceu (aliás, é melhor nem tocarmos no assunto do Galaxy Note7, não é mesmo?).

Continua após a publicidade

Depois do primeiro rumor, várias foram as especulações em torno do lançamento de dispositivos munidos de telas flexíveis e smartphones dobráveis. Por ora, da parte da Samsung isso ainda não aconteceu de fato — pelo menos no que tange os produtos lançados no mercado, fora da fase de conceito.

Um smartphone dobrável seria algo, no mínimo, interessante de se ver nas lojas neste ano. Se for fino como parece no desenho da patente, o aparelho poderia garantir mais praticidade e portabilidade àqueles que preferem mais espaço na tela. Se a tela fosse colocada na parte interna, o aparelho poderia ser útil para digitação de textos, por exemplo. É só imaginar o teclado em uma tela e o editor de textos na outra, como em um pequeno notebook. Como a patente da Samsung mostra a tela posicionada na superfície externa, o que podemos imaginar aqui é que um smartphone poderá ser transformado em tablet e vice-versa.

A Samsung, aliás, não é a única empresa que anda investindo nos novos displays. Até a Apple entrou no rol de rumores que levantam a possibilidade da estreia de uma nova geração de telefones com telas flexíveis ou dobráveis neste ano ou no próximo. Fora ela, estão na lista grandes nomes da indústria tech, como Lenovo, Microsoft e Google.

Bom, sabemos que patentes nada mais são que ideias registradas, e que podem muito bem vir a se tornar realidade ou não. Quem sabe a tecnologia, que provavelmente está há um bom tempo em desenvolvimento nos quartéis generais da Samsung, já não tenha atingido maturidade suficiente para ser mesmo embarcada em um próximo smartphone? Se não for para inaugurar a linha X, um telefone com tela dobrável ou flexível seria uma boa sacada da companhia após o fracasso do Galaxy Note7, que deixou a reputação da Samsung bem manchada no ano passado. Vamos aguardar até a MWC 2017, que ocorre no mês que vem, em Barcelona, para conferir os lançamentos do ano e os principais conceitos das fabricantes em termos de telas dobráveis. O Canaltech estará lá para trazer as novidades em primeira mão para você.

Continua após a publicidade

Fonte: Patently MobileCom informações do Tech Times