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Royalties gerados por artistas brasileiros no Spotify cresceram 600% desde 2017

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Reet Talreja/Unsplash
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O Brasil se destacou no Spotify nos últimos anos. Segundo a plataforma de streaming nesta terça-feira (23), os royalties gerados por artistas brasileiros registraram um crescimento de 600% desde 2017. A empresa, no entanto, não revelou os valores absolutos dos pagamentos nesse período.

O dado foi divulgado em um infográfico, que traz curiosidades locais sobre os mercados de atuação do Spotify, junto com os resultados financeiros do segundo trimestre de 2024.

No Brasil, além do crescimento no pagamento pelo uso de direitos autorais, o documento ainda ressalta que artistas foram descobertos por “ouvintes de primeira viagem” quase 10 bilhões de vezes.

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Para a União Europeia, a companhia aponta que mais da metade dos 1,5 bilhão de euros de royalties gerados por artistas do bloco foram de canções em outros idiomas além do inglês em 2023.

O infográfico traz outras curiosidades sobre a plataforma, como a estimativa de que mais de 170 milhões de usuários assistiram a um podcast em vídeo no Spotify. 

“Continuamos inovando e mostrando que não somos apenas um ótimo produto, mas cada vez mais também um grande negócio”, disse o CEO do Spotify, Daniel Ek, em nota à imprensa.

Spotify expande base de assinantes

O Spotify registrou resultados positivos ao longo do segundo trimestre de 2024. De acordo com o relatório financeiro da companhia, a plataforma registrou um crescimento anual de 12% na base de assinantes e agora conta com um público pagante de 246 milhões de usuários.

Enquanto isso, 393 milhões de pessoas exploram a plataforma através do plano gratuito, que reproduz anúncios durante o uso do aplicativo.

No acumulado, a base mensal de usuários ativos também teve um avanço de 14%, ao comparar o segundo semestre de 2023 e de 2024, e já bate a marca de 626 milhões de utilizadores.

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A empresa teve uma receita total de 3,8 bilhões de euros, uma alta de 20%, no segundo trimestre de 2024. Desse montante, 3,3 bilhões de euros vêm dos assinantes do Premium, enquanto 456 milhões de euros são garantidos pelos usuários da categoria gratuita.

O lucro operacional do Spotify foi de 266 milhões de euros, um avanço significativo após o prejuízo de 247 milhões de euros no segundo trimestre de 2023. A margem operacional foi de 7% em 2024.