Real Digital | Banco do Brasil começa a testar o Drex internamente
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
O Banco do Brasil (BB) implementou uma plataforma de testes para simular a interação do Drex. Anunciado nesta quarta-feira (26), o recurso será utilizado internamente e vai ajudar a compreender o ecossistema e os casos de uso da moeda digital brasileira, que está sendo desenvolvida pelo Banco Central do Brasil (BCB).
- O que é o Drex? A nova moeda digital do Brasil
- Qual a diferença entre Pix e Drex?
- Qual o significado do nome Drex?
Segundo a instituição financeira, o simulador está sendo apresentado no Febraban Tech, evento de tecnologia e inovação do sistema financeiro que acontece em São Paulo (SP) nesta semana.
BB simula operações do Drex
Os testes estão sendo realizados por funcionários das áreas negociais através de um simulador que oferece recursos para simular a emissão, resgate e transferência do Drex. Além disso, o sistema realiza operações de títulos públicos federais tokenizados.
As aplicações atendem três perfis distintos para compreender diferentes usos da moeda digital:
- Clientes do BB: operações entre clientes pessoa física ou pessoa jurídica.
- Instituição financeira: operações entre contas do Banco do Brasil e de outras instituições financeiras;
- TPFt: operações com títulos públicos federais tokenizados.
“A familiaridade com esses procedimentos é importante, pois, para acessar a plataforma Drex, os usuários precisarão de um intermediário financeiro autorizado”, disse o diretor de tecnologia do BB, Rodrigo Mulinari. “Ao disponibilizar o Simulador Drex no Febraban Tech, podemos mostrar como o BB está se preparando para essa nova era da economia tokenizada.”