Publicidade

Qual o significado do nome Drex?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Agosto de 2023 às 14h57

Link copiado!

Daniel Dan/Unsplash
Daniel Dan/Unsplash

Anteriormente conhecido como Real Digital, o Drex é a moeda digital brasileira desenvolvida pelo Banco Central. O nome foi divulgado pela organização em agosto de 2023 e tem um significado próprio, alinhado com a proposta de facilitar transações no meio digital.

O que significa Drex?

Segundo o Banco Central, cada letra da palavra "Drex" possui um significado. D e R são uma referência ao Real Digital, enquanto a letra E vem de “eletrônico”. O X é usado para passar a “ideia de modernidade e de conexão do uso de tecnologia de registro distribuído (usada pelo Drex)”, segundo o órgão, e dá sequência à linha de soluções digitais do BC, iniciada com o Pix em 2020.

Continua após a publicidade

Ao juntar todas as letras, temos o nome Drex. As cores da marca também possuem um significado próprio: conforme o BC, as setas reforçam a “evolução do Real para o ambiente digital”, enquanto a mudança do azul para o verde simboliza uma transação concluída.

O que é Drex?

O Drex é uma moeda digital emitida pelo Banco Central do Brasil. Sua função principal é facilitar as transações feitas em ambientes digitais sem usar o dinheiro físico, com o mesmo valor do real.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A moeda deve ser usada com mais frequência no atacado e não tem acesso direto pelas pessoas: no lugar disso, o Banco Central irá disponibilizar carteiras virtuais vinculadas a instituições financeiras. O lançamento está previsto para o final de 2024.

Quer saber mais sobre essa inovação? Confira o guia completo sobre o Real Digital e tire suas dúvidas sobre o funcionamento da moeda.

Qual o significado do nome Pix?

Agora que você entendeu o significado de Drex, saiba também o que significa Pix: no anúncio do serviço, o Banco Central explicou que o nome foi escolhido por lembrar o termo “pixels”, usado para indicar os pontos de imagens digitais nas telas, e remeter à tecnologia.

Continua após a publicidade

Ao contrário de TED e DOC, que são siglas, o Pix é apenas uma marca criada com a ideia de reforçar a simplicidade e a presença digital.