Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm tem novo CEO e ele é brasileiro; veja quem é

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Junho de 2021 às 21h30

Link copiado!

Divulgação/ Qualcomm
Divulgação/ Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A gigante dos processadores e chips tem um novo CEO — ele é brasileiro. Presidente da Qualcomm desde janeiro 2018 e funcionário há 26 anos, Cristiano Amon, 50, agora assume o posto de executivo máximo da fabricante após ter sido anunciado para o cargo já no início deste ano.

"Estou honrado por ser nomeado o próximo CEO da Qualcomm e agradeço a confiança que Steve [Mollenkopf, ex-CEO] e o Conselho têm em mim. A Qualcomm é uma empresa incrível. Estamos na vanguarda da inovação há décadas e estou ansioso para manter essa posição no futuro. Além de impulsionar a expansão do 5G em dispositivos convencionais e além dos dispositivos móveis, a Qualcomm deve desempenhar um papel fundamental na transformação digital de vários setores, à medida que nossas tecnologias se tornam essenciais para conectar tudo à nuvem", disse Amon em comunicado publicado pela empresa em janeiro de 2021.

Como presidente da Qualcomm, Amon foi responsável pelos negócios de semicondutores (QCT) da Qualcomm, que inclui a divisão de dispositivos móveis, RF Front End, automotivo, fluxos de receita de internet das coisas e as operações globais da empresa. Amon conduziu a expansão e diversificação dos negócios entre setores e clientes, supervisionou a estratégia 5G da Qualcomm e por quase 15 anos tem atuado diretamente no line-up de produtos da companhia.

Continua após a publicidade

O novo CEO assume o comando da Qualcomm em meio à intenção clara da empresa em adquirir ações da ARM, famosa fabricante de chips e semicondutores que licencia seu formato para mais de 500 fabricantes. Ele, recentemente, chegou a citar o interesse na compra de ativos da companhia em uma entrevista.

Amon ingressou na Qualcomm em 1995 como engenheiro e ocupou vários cargos de liderança técnica e comercial ao longo de sua gestão na empresa. Ele é mestre em Engenharia Elétrica e tem doutorado honorário pela UNICAMP. Além disso, o novo CEO atua como copresidente do Conselho de IoT do Fórum Econômico Mundial.

Fonte: Exame, Qualcomm