Publicidade

Qual a diferença entre Pix por aproximação e o Pix tradicional?

Por  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A partir desta sexta-feira (28) o Pix por aproximação começa a funcionar em todo o Brasil e as instituições financeiras são obrigadas a oferecer a nova modalidade que não exigirá senha bancária para realizar a transação. Por hora, ele está disponível apenas para celulares Android, sem previsão de chegada ao iOS. 

Canaltech explica os seguintes pontos sobre a novidade e compara com o Pix convencional:

  • Como funciona o Pix por aproximação?
  • Qual é a diferença entre o Pix por aproximação e o tradicional?
  • Como usar o Pix por aproximação?
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona o Pix por aproximação?

O procedimento do Pix por aproximação é semelhante ao pagamento feito com cartões de crédito e débito. Dessa forma, ao encostar o celular na maquininha, a transação será feita a partir da proteção cadastrada no celular (impressão digital, reconhecimento facial, PIN, entre outras).

O processo de pagamento é realizado através da tecnologia Near Field Communication (NFC) que permite que dois dispositivos troquem informações apenas pela proximidade, sem a necessidade de fios. 

Qual é a diferença entre o Pix por aproximação e o tradicional?

Uma das principais diferenças é que o Pix por aproximação funciona através das carteiras digitais. Já o formato tradicional precisa ser feito por meio do acesso e autorização do aplicativo do banco.

A nova modalidade permite que a transação seja feita em poucos passos, sem a necessidade de senha, captação de QR Code ou da função copia e cola. Enquanto o Pix pelo banco pode exigir apenas a senha numérica para concluir o pagamento, a modalidade por aproximação usa os recursos de segurança da carteira digital, como identificação biométrica.

Como usar o Pix por aproximação?

Continua após a publicidade

.Primeiramente, é necessário cadastrar a chave Pix na Carteira do Googleveja o passo a passo. Depois, veja como usar a nova modalidade:

  1. Solicite o pagamento via Pix por aproximação no estabelecimento;
  2. Habilite o Google Pay;
  3. Aproxime o celular desbloqueado do QR Code na maquininha;
  4. Confirme a transação na tela do celular. 

Quem pode usar o Pix por aproximação?

Por hora, apenas usuários de dispositivos Android terão acesso ao Pix por aproximação. Isso porque, a oferta será disponibilizada para as instituições financeiras cadastradas na carteira digital do Google, Google Pay, que é autorizada pelo Banco Central (BC) como iniciadora dos pagamentos. 

Continua após a publicidade

Outras carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay ainda não são registradas no BC e por isso não poderão oferecer o serviço. 

Tem limite de valor para o Pix por aproximação?

Sim. O valor máximo para transações feitas pelo Pix por aproximação é de R$ 500 e, caso o usuário deseje, será possível diminuir o limite para a modalidade. 

Quais bancos tem Pix por aproximação?

Continua após a publicidade

Todas as instituições financeiras vinculadas ao sistema Open Finance são obrigadas a oferecer o Pix por aproximação.

Leia mais:

VÍDEO: PIX por aproximação vs Débito NFC social | Dicas| #shorts

Continua após a publicidade