Publicidade

O que é uma fintech?

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Janeiro de 2023 às 21h30

Link copiado!

Reprodução/jcomp/Freepik
Reprodução/jcomp/Freepik

A transformação digital está mudando diversas áreas do nosso cotidiano, desde a maneira como trabalhamos até a que gerenciamos o nosso dinheiro. Nos últimos anos, o termo fintech ganhou destaque e foi ocupando cada vez mais espaço na vida de milhares de brasileiros. Conheça o que é uma fintech, suas variações, vantagens e muito mais, a seguir;

O termo fintech vem da união das palavras "financial" e "technology", que resumem bem a essência da categoria. Resumidamente, as fintechs são empresas voltadas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas financeiros. Caso esteja se perguntando, qual é a diferença entre startups e fintechs, bom elas se encaixam na descrição de startups, que buscam inovar no mercado com baixo custo e escalabilidade, mas com a especificidade de tratarem de finanças.

Este tipo de organização se difere dos bancos digitais — instituições financeiras com operação 100% digital, devido à série de requisitos necessárias para que uma fintech seja considerada um banco digital. Muitas se unem a bancos tradicionais para obter acesso a algumas dessas demandas de maneira mais fácil, além de oferecer mais confiança.

Continua após a publicidade

No mercado, estão disponíveis uma boa diversidade de serviços oferecidos por fintechs, que englobam plataformas de pagamento; de crédito ou empréstimo; crowdfunding; criptomoedas, investimentos, controle financeiros e muito mais. Alguns exemplos de startups financeiras são o PicPay, o C6Bank e o Nubank — já considerado banco digital.

Dentre os benefícios que as fintechs oferecem, estão o acesso facilitado a serviços financeiros, menos burocracia, custo reduzido — devido à falta de gastos com agências e pontos físicos —, tecnologia de ponta para solucionar problemas, maior poder de navegação e agilidade nos processos.

Como saber se uma fintech é confiável?

Continua após a publicidade

O Banco Central é o órgão responsável por fiscalizar serviços e empresas, incluindo as fintechs. Para saber se uma empresa é verdadeira e confiável, basta consultar o seu CNPJ no banco de dados do Banco Central.