O que é o DV da conta?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Você pode encontrar algum pedido sobre o DV da conta na hora de fazer uma transferência ou outra operação financeira. O nome disso pode soar estranho, mas se trata apenas do dígito final da conta.
- Pix, TED e DOC: entenda as diferenças entre os sistemas de pagamento
- Como consultar o número da agência e conta no Nubank
O que é o DV da conta e por que ele existe?
Também conhecido como dígito verificador, o DV da conta é uma sequência de um ou mais algarismos que está presente ao final de todas numerações de contas bancárias. Ao olhar para o número de uma conta-corrente ou conta-poupança, o dígito fica posicionado ao final, após o hífen.
Esse código é usado pelos bancos para validar e verificar a autenticidade da conta. O dígito também serve para evitar erros de identificação na transferência bancária e ajuda a garantir que o dinheiro será enviado para o destino correto — por isso, a interface de muitos bancos inclui um campo de texto para a conta e outro separado para o dígito.
A identificação é resultado de uma conta matemática feita pela própria instituição financeira, com base no número da conta. O processo varia entre os bancos, mas a escolha não é uma decisão aleatória.
Como encontrar o dígito da conta?
É possível encontrar o dígito de verificação de duas formas: no cartão do banco ou pelo internet banking.
No caso do cartão, basta procurar pelo espaço com os dados da agência e conta-corrente. Ao localizar o campo da conta, identifique o número colocado após o hífen: esse é o dígito de verificação.
Para encontrar no internet banking ou no aplicativo do banco, você pode seguir essas etapas:
- Faça login com a conta;
- Procure pela foto de perfil ou verifique se os dados da conta são exibidos no topo da tela;
- Veja o dígito após o número da conta-corrente.
O que fazer quando o DV tem dois números?
Alguns bancos ainda podem criar um dígito com dois algarismos, mas grande parte das plataformas financeiras só permitem inserir um caractere no campo do DV. A solução para esse caso é usar somente o último número como dígito e repassar o anterior para o espaço da conta.
Por exemplo: se a sua conta é 12345-67, você precisa inserir 123456 e o dígito 7.
E quando o dígito tem a letra X?
Nessa situação, você pode trocar o X pelo número 0.
Preciso do dígito para fazer Pix?
Não necessariamente. O dígito verificador é mais comum para transferências como DOC e TED. Para fazer um Pix, você pode usar os dados da conta bancária, mas é comum reocrrer às chaves da pessoa destinatária, como número de celular, e-mail, CPF ou código aleatório.