Publicidade

Intel anuncia o seu novo CEO

Por| 13 de Janeiro de 2021 às 14h20

Link copiado!

JiahuiH/Flickr
JiahuiH/Flickr
Tudo sobre Intel

A Intel anunciou nesta quarta-feira o seu novo CEO: ele é Pat Gelsinger, executivo com mais de quatro décadas de experiência no mercado de Tecnologia. E isso inclui 30 anos na própria fabricante de chips, onde começou sua carreira. Ele assumirá o cargo a partir do próximo dia 15 de fevereiro, quando sucederá Bob Swan. Gelsinger também fará parte do conselho de administração da empresa.

Em comunicado, a Intel afirma que a chegada de Gelsinger não está relacionada ao seu desempenho financeiro em 2020. A empresa, inclusive, espera que sua receita no quarto trimestre do ano passado exceda as previsões feitas em outubro do ano passado.

Continua após a publicidade


Além disso, a companhia afirma ter feito um grande progresso em sua tecnologia de fabricação de chips de 7 nanômetros (nm) e planeja fornecer uma atualização sobre o lançamento dos processadores com essa litografia quando relatar seus resultados do 4º tri e de todo o ano de 2020. O anúncio está programado para ocorrer no próximo dia 21 de janeiro.

“Estou emocionado por voltar e liderar a Intel neste momento importante para a empresa, nossa indústria e nosso país”, disse Gelsinger. “Tendo começado minha carreira na Intel e aprendido com Grove, Noyce e Moore, é um privilégio e uma honra retornar nesta posição de liderança. Tenho um grande respeito pela rica história da empresa e pelas tecnologias poderosas que criaram a infraestrutura digital mundial. Acredito que a Intel tem um potencial significativo para continuar a remodelar o futuro da tecnologia e espero trabalhar com a equipe global incrivelmente talentosa para acelerar a inovação e criar valor para nossos clientes e acionistas ”.

Carreira

Antes de voltar para Intel, Gelsinger era CEO da VMware, cargo que ocupava desde 2012. Lá, ele liderou a transformação digital da empresa, que se tornou uma das líderes globais no setor de infraestrutura em nuvem, mobilidade corporativa e segurança cibernética, quase triplicando suas receitas anuais.

Continua após a publicidade

Antes de ingressar na VMware, Gelsinger foi presidente e diretor de operações de produtos de infraestrutura de informações da EMC, supervisionando a engenharia e as operações para armazenamento de informações, computação de dados, backup e recuperação, segurança RSA e soluções corporativas. Antes de ingressar na EMC, ele passou 30 anos na Intel, tornando-se o primeiro diretor de tecnologia da companhia e impulsionando a criação de tecnologias-chave do setor, como o USB e o Wi-Fi. Ele foi ainda o arquiteto do processador 80486 original, liderou 14 programas de microprocessadores diferentes e desempenhou papéis importantes nas famílias Core e Xeon.

“Meu objetivo nos últimos dois anos foi posicionar a Intel para uma nova era de inteligência distribuída, melhorando a execução para fortalecer nossa franquia de CPU principal e estendendo nosso alcance para acelerar o crescimento”, afirmou Bob Swan, atual CEO da Intel no mesmo comunicado.“Com o progresso significativo feito nessas prioridades, estamos agora no momento certo para fazer essa transição para o próximo líder da empresa. Apoio totalmente a escolha de Pat pelo conselho e tenho grande confiança de que, sob sua liderança e do restante da equipe administrativa, a Intel continuará a liderar o mercado como uma das empresas de tecnologia mais influentes do mundo. ”