Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2021 | Intel lança processadores capazes de identificar ransomwares

Por| 12 de Janeiro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Intel Corporation
Intel Corporation
Tudo sobre Intel

Um dos temas mais relevantes e debatidos atualmente na indústria da tecnologia é a segurança, com as empresas, a todo momento, anunciando novidades e soluções em software para combater e prevenir ataques. A Intel, por sua vez, resolveu fazer algo diferente e decidiu criar algo dentro de seus processadores para ajudar a impedir invasões, sobretudo de ransomwares, uma das maiores ameaças existentes na rede.

Por ocasião da CES 2021, a gigante da tecnologia anunciou uma nova leva de processadores Core vPro de 11ª geração. Esses chips, que são voltados para uso corporativo, serão equipados com tecnologias como a Intel Threat Detection (TDT) e Hardware Shield, que serão executadas diretamente na CPU, ao invés de passar por instalações em sistemas operacionais.

Segundo a Intel, isso será possível graças a uma parceria com a Cybereason, que irá integrar a Intel TDT à sua plataforma de segurança nos próximos meses. Durante a CES, as empresas explicaram que essa é a primeira vez que teremos o hardware combatendo um ransomware.

Continua após a publicidade

Como o processador atuará?

De acordo com a Intel, o TDT analisa as métricas e comportamentos da CPU para detectar ameaças em tempo real, sem alterar o desempenho do chip para outras atividades. Essas ameaças podem incluir malware polimórfico, scripts sem arquivos, criptomineração, ransomware e outros ataques direcionados. Já o Intel Hardware shield restringe o movimento lateral assim que uma infecção é detectada, evitando a injeção de código malicioso bloqueando o BIOS.

Esses novos processadores ainda chegarão ao mercado por meio de notebooks e PCs de empresas parceiras. Ainda durante a CES 2021, a Intel anunciou uma linha completa de novos processadores, como os novos N-Series de 10 nanômetros e os H-Series, voltados para o mercado mobile.

Continua após a publicidade

Fonte: Intel, ZDNet