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Como usar o Google Drive | Guia Prático

Por| Editado por Bruno Salutes | 24 de Agosto de 2022 às 11h35

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É muito importante saber como usar o Google Drive para armazenar seus arquivos na nuvem. Além de ser compatível com diferentes dispositivos, o serviço do Google também é o caminho principal para fazer o backup nos celulares Android e também permite compartilhar o acesso com outras pessoas.

Portanto, o Drive é um recurso útil para uso pessoal, profissional e acadêmico. A mesma plataforma pode concentrar arquivos importantes em backup, criar documentos em texto, planilhas ou apresentações, e ainda facilitar o uso pelo PC ou celular. Veja, a seguir, como usar a ferramenta!

Como criar uma conta no Google Drive

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Para criar uma conta no Google Drive, basta ter uma conta no Google e entrar com o e-mail do Gmail. A plataforma automaticamente vincula o seu login e libera 15 GB de armazenamento, divididos também com seus arquivos no Google Fotos e Gmail.

Em seguida, basta acessar o Drive pelos diferentes dispositivos. Use https://drive.google.com/ para abrir pelo navegador ou faça o download do aplicativo para Android, iOS, Mac ou Windows.

Como criar pastas e adicionar arquivos no Google Drive

Logo após acessar sua conta, já é possível armazenar pastas e arquivos em nuvem no Google Drive. Para isso, siga os seguintes passos:

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  1. No computador, clique com o botão direito na sua biblioteca do Drive. No celular, toque no ícone de “+”;

  2. Escolha entre fazer o upload do arquivo ou criar uma pasta;

  3. Dê um nome para a pasta e salve as alterações para criá-la;

  4. Escolha um arquivo do seu dispositivo e envie para o Drive.

Com o upload concluído, basta abrir o Drive em qualquer outro dispositivo para acessar esses documentos.

Como baixar um arquivo do Google Drive

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O caminho inverso também pode ser feito: você pode baixar um arquivo da nuvem para o seu computador, tablet ou celular. Nesse caso, selecione um arquivo em específico na ferramenta, clique com o botão direito e pressione o ícone de download. Caso queira baixar uma pasta ou vários arquivos de uma vez, o Drive irá converter para um arquivo no formato ZIP.

Como compartilhar arquivos no Google Drive

Uma das vantagens do armazenamento em nuvem é a opção de compartilhar o mesmo arquivo ou pasta para diversas pessoas. Dessa forma, em um trabalho em grupo, cada colaborador pode acessar, baixar e adicionar novos arquivos em uma pasta, por exemplo.

  1. Para compartilhar, siga os passos:

  2. Selecione o seu documento ou pasta;

  3. Clique no ícone de compartilhamento;

  4. Convide as pessoas por e-mail ou gere um link compartilhável;

  5. Por fim, escolha se as pessoas convidadas poderão visualizar, comentar ou editar.
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Como usar o Google Drive no computador

O aplicativo para desktop do Google Drive permite fazer backup automático de pastas do seu computador e ainda cria um disco virtual para acessar todos os arquivos salvos na nuvem. Dessa forma, o Drive funciona como uma seção extra do seu computador: se precisar abrir ou editar um conteúdo, você pode localizá-lo diretamente pelo Windows Explorer ou pelo Finder, sem a necessidade de usar o navegador.

Na instalação do Drive, escolha as suas pastas e o método de backup. Depois, siga esses passos para sincronizar arquivos.

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Como usar o Google Drive no celular

Já instalado em celulares Android, o aplicativo do Drive é uma opção para acessar e gerenciar seus arquivos pelo celular. O app inclui as mesmas funções da versão para navegador, com recursos para criar, compartilhar e fazer o download dos conteúdos.

Além disso, o Google Drive é usado para configurar o backup do WhatsApp e do seu aparelho no Android. Para fotos e vídeos, o backup pode ser feito automaticamente pelo Google Fotos. No Drive, é possível salvar arquivos e outras pastas do dispositivo.

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Como criar documentos, planilhas e apresentações pelo Google Drive

O Drive ainda tem integração com a suíte de produtividade do Google, com acesso rápido ao Documentos, Planilhas e Apresentações. Em uma pasta, basta clicar com o botão direito para criar um arquivo editável rapidamente.

Dessa forma, todo arquivo do Google Documentos criado com esse atalho já fica armazenado na pasta em questão e segue todas as configurações de compartilhamento da pasta. Ou seja; ao criar um documento de texto em uma pasta compartilhada, todas as pessoas com acesso e permissão poderão editá-lo.

O Drive é gratuito?

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Sim. Cada conta do Google pode usar todas as funções disponíveis do Drive, com um armazenamento de 15 GB divididos entre o serviço, o Fotos e o Gmail. Para expandir esse limite, é necessário adquirir um plano pago de assinatura do Google One.

O Google One inclui opções de 100 GB a 30 TB, com planos a partir de R$ 9,99 por mês. Além disso, a assinatura permite dividir esse espaço com até cinco pessoas do seu grupo familiar.

Posso recuperar arquivos deletados do meu Drive?

Depende. O Drive possui uma lixeira própria, que mantém os arquivos removidos por até 30 dias até deletá-los permanentemente. Portanto, caso tenha excluído algum conteúdo, ainda é possível restaurá-lo à sua biblioteca dentro do prazo.

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No caso de arquivos compartilhados, as outras pessoas podem fazer uma cópia caso seja deletado. Se remover um arquivo que não é de sua propriedade, ele será removido apenas da sua biblioteca.

Quais arquivos são aceitos no Google Drive?

Qualquer tipo de arquivo pode ser enviado ao Google Drive. A ferramenta possui suporte para extensões gerais de arquivos de texto, áudio, vídeo, imagem, código, compactado, entre outras opções. Há, também, suporte para formatos específicos de empresas, como Adobe, Microsoft e Apple.