Como baixar arquivos do Google Drive

Como baixar arquivos do Google Drive

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 07 de Junho de 2022 às 12h55
Canaltech

Baixar arquivos do Google Drive é uma tarefa simples, mas que todo o usuário deve dominar. Afinal de contas, ainda que o usuário use a plataforma somente para backup, eventualmente será necessário recorrer à ferramenta de download.

Ainda que o aplicativo ofereça a funcionalidade, ela é apresentada de forma mais completa na versão para Web. Em ambos os casos, é possível baixar arquivos de forma isolada; mas apenas no último, o usuário pode baixar vários documentos simultaneamente.

Como baixar arquivos do Google Drive no PC

1. Para salvar um único arquivo do Google Drive (Android l iOS l Web), acesse a plataforma e, com o botão direito do mouse, clique sobre ele. Em seguida, toque no comando “Fazer download”. Nesse caso, o documento será baixado no formato atual;

A forma mais rápida de fazer download no Google Drive é através do menu rápido (Captura: Kris Gaiato)

2. Se quiser fazer o download em outro formato, dê um duplo clique para acessar o documento. Em “Arquivo”, selecione o comando novamente e, em seguida, escolha o formato desejado.

A única forma de converter um arquivo no download é acessar o recurso com o documento aberto (Captura: Kris Gaiato)

Como baixar arquivos do Google Drive no app

1. No aplicativo, o processo é menos intuitivo. Para fazer o download, toque no botão de três pontos do documento;

2. Na próxima janela, o usuário possui dois diferentes caminhos: Enviar uma cópia ou Imprimir. Na primeira hipótese, a estratégia é compartilhar o documento com algum aplicativo, como WhatsApp, e realizar o download na plataforma. No segundo caso, você vai simular uma impressão. No final do processo, selecione a opção "Salvar em Arquivos" ou semelhante para usar a memória do celular.

Ainda que não tenha um caminho muito intuitivo, o aplicativo não dispensa a função (Captura: Kris Gaiato)

Como baixar vários arquivos do Google Drive de uma só vez

O usuário do Google Drive ainda consegue baixar vários arquivos de uma só vez. Para tanto, ele precisa recorrer à versão para Web, como mencionado anteriormente.

1. Selecione um arquivo e, com a tecla "Shift" pressionada, clique sobre os demais arquivos que serão baixados;

2. Feito isso, toque no botão de três pontos na parte superior da tela para exibir as opções disponíveis.

3. Por fim, toque em “Fazer download”.

A seleção não pode ser feita na página de acesso rápido do Google Drive, é preciso entrar em uma pasta da plataforma (Captura: Kris Gaiato)

Por esse caminho, a plataforma enviará os arquivos no formato original para o computador. Infelizmente, não é possível fazer conversões em massa na plataforma. O usuário deve realizar o processo de forma individual.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.