Galaxy S21 leva Samsung ao topo de vendas em fevereiro, revela estudo
Por Diego Sousa • Editado por Wallace Moté |
A estratégia da Samsung de adiantar o lançamento da sua linha principal de celular parece ter dado certo. Um estudo revelado pela companhia de mercado Strategy Anatytics apontou que a sul-coreana ultrapassou a Apple no mês de fevereiro em vendas de smartphones, fechando o mês com aproximadamente 24 milhões de unidades vendidas.
- Série Galaxy S21 triplica vendas da geração anterior nos EUA
- Samsung lança programa de aluguel de celular a partir de R$ 159 por mês
O valor representa 23,1% de participação de mercado, isto é, um crescimento de 7,5 pontos percentuais em relação ao mês de janeiro. O resultado também é 26% superior ano a ano, quando muitos países passavam por dificuldades devido à pandemia de COVID-19, além de 12% melhor quando comparado com 2019.
Apple e Xiaomi fecham o pódio de maiores empresas de celulares no mês de fevereiro. A Maçã enviou 23 milhões de unidades segundo a pesquisa, uma diferença considerada mínima em relação à rival Samsung, com 22,2% de participação de mercado — em janeiro, a fabricante do iPhone foi líder isolada no mercado.
As vendas do iPhone 12 continuam muito boas, representando um aumento de 74% ano a ano e 35% quando se olha para dois anos atrás. Já a Xiaomi, que nesta semana expandiu ainda mais seu portfólio de aparelhos, ficou com 11,5% de participação de mercado, seguida pelas chinesas Vivo (10,6%) e Oppo (8,5%), estas duas últimas possuindo muita força no mercado local.
Galaxy S21 deu certo
De acordo com o estudo, a linha Galaxy S21 foi o principal fator impulsionador para os resultados positivos da Samsung no primeiro trimestre. Os primeiros celulares topo de linha da fabricante foram apresentados em janeiro, um mês antes do usual, com o objetivo de abocanhar a fatia da Huawei, fabricante que vem sendo muito afetada pelas sanções impostas pelo governo norte-americano.
Além disso, desde outubro passado, quando a linha iPhone 12 foi oficializada, a Apple não tinha um competidor à altura, e isso pode ter influenciado nas vendas do primeiro trimestre. No entanto, o estudo observou que a força da família iPhone 12 nos Estados Unidos diminuiu para apenas um ponto percentual a distância entre a Samsung.
Outro estudo divulgado pela Strategy Anatytics revelou que o Galaxy S21 gerou três vezes mais vendas do que os Galaxy S20 — e o S21 Ultra, o mais potente, ficou com cerca de 40% do total de unidades vendidas da linha. Nos primeiros 11 dias de vendas, a família já havia mostrado um crescimento de 30% nas buscas.
Vale mencionar, também, que a linha Galaxy S21 foi elogiado pelas mudanças sutis em construção e tecnologias, o que resultou numa diminuição no preço — ao menos nos modelos lançados nos Estados Unidos e Europa. O S21, por exemplo, traz tela Full HD+, construção de plástico e bateria menor.
Review do Galaxy S21 Ultra
Fonte: The Morung Express