Fundador da DeepMind vai comandar divisão de IA da Microsoft
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |

A Microsoft anunciou na terça-feira (19) a contratação do cofundador da DeepMind, Mustafa Suleyman, para liderar a divisão de IA para consumidores da Big Tech. Dessa forma, o pesquisador e empresário britânico vai trabalhar ao lado do também britânico Karén Simonyan da nova divisão nomeada como Microsoft AI — Suleyman será o CEO e Simonyan será o cientista-chefe da empreitada.
- Como usar o Copilot no Windows | Guia Prático
- Google DeepMind usa IA contra 5 problemas da crise climática
Copilot, Bing e Edge no time de Suleyman
Não demorou muito para Suleyman ir ao X (antigo Twitter) e anunciar a novidade. Segundo o profissional, ele passa a ser o CEO da divisão de inteligência artificial da empresa de Redmond e cuidará de produtos e pesquisa relacionados à tecnologia — isso inclui o Microsoft Edge, Bing e Copilot.
“Tem sido uma jornada incrível, com muito mais por vir. Obrigado a todos pelo apoio. As coisas realmente estão apenas começando”, destacou na publicação.
É importante ressaltar que Suleyman fundou a DeepMind em 2010 ao lado de Demis Hassabis e Shane Legg como uma companhia para desenvolver e pesquisar tecnologias de IA. A companhia foi adquirida pelo Google, rival da MS, em 2014. O empresário britânico foi contratado para comandar a área de IA da Gigante das Buscas em 2019 e ficou por lá até 2022.
Quando deixou a Google DeepMind, Suleyman se juntou a Karén Simonyan para fundar a startup Inflection AI, que trabalha com tecnologia de inteligência artificial generativa.
Microsoft investe pesado em IA
Esse é mais um passo que a empresa de Redmond dá nos investimentos relacionados à inteligência artificial. A Big Tech já liberou o GPT-4 Turbo de graça no Copilot para melhor atender os usuários, além de passar a bloquear termos sexuais e violentos na geração de imagens com o objetivo de fortalecer ainda mais os filtros de segurança nos serviços.
Com a adição de Mustafa Suleyman no comando de uma nova divisão exclusiva de IA, a MS parece reforçar o interesse na tecnologia. Apesar das novidades nas "cadeiras" da MS, nenhuma nova iniciativa nesse sentido foi revelada pela companhia.