Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook perde apoio do PayPal na associação de desenvolvimento da Libra

Por| 05 de Outubro de 2019 às 14h05

Link copiado!

ecommerce brasil
ecommerce brasil
Tudo sobre Facebook

O Facebook pretende lançar a digital Libra - cujo desenvolvimento foi liderado pela rede social junto com um pool de companhias - e a carteira digital Calibra em 2020. Mas, no que depender de vários parceiros, a estreia deve ficar comprometida. Isso porque, após as críticas de vários governos e autoridades, empresas que fazem parte da Libra Association estão deixando a organização. Depois de Visa e Mastercard, agora é a vez do PayPal.

A Libra Association é uma organização que visa estabelecer os parâmetros da moeda digital. A entidade tem uma nítida função de também assegurar a participação de parceiros fortes, o que, teoricamente, ajudaria na aceitação. Mas, depois do feedback negativo desde o anúncio da Libra, muitos grupos estão reavaliando a participação.

"O PayPal tomou a decisão de renunciar sua participação na Libra Association neste momento para continuar concentrando-se no avanço de nossas missões e prioridades de negócios existentes, enquanto nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações carentes", disse um porta-voz, em um comunicado."Continuamos apoiando as aspirações de Libra e esperamos continuar com o diálogo sobre maneiras de trabalhar juntos no futuro."

Continua após a publicidade

Vale destacar que o governo dos EUA quer que Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg, do Facebook, testemunhem sobre o Libra PayPal (PYPL), uma das 28 empresas e organizações sem fins lucrativos, incluindo o Facebook, definidas como "membros fundadores" da Associação Libra.

Tim Cook também critica a Libra

A Apple anunciou no começo do ano uma nova frente de carteira digital, pagamentos móveis e crédito para consumidores com o Apple Card, em parceria com o banco Goldman Sachs. Em entrevista ao jornal francês Les Echos, a companhia falou sobre a possibilidade de lançar sua própria moeda e criticou a Libra.

"Não (temos a intenção de lançar uma moeda própria). Acho realmente que uma moeda deve ficar nas mãos dos países. Não me sinto à vontade com a ideia de um grupo privado desenvolver uma moeda competitiva. Uma empresa privada não deveria estar tentando obter poder dessa maneira."

Continua após a publicidade

Facebook responde

"Essa jornada para construir uma rede geracional de pagamentos como o projeto Libra não é um caminho fácil", disse Dante Disparte, chefe de políticas e comunicações da Libra Association, em comunicado oficial.

“Reconhecemos que a mudança é difícil e que cada organização que iniciou essa jornada terá que fazer sua própria avaliação dos riscos e recompensas de se comprometer a ver a mudança que Libra promete." Disparte adiantou que os demais participantes da Libra Association planejam se reunir em 10 dias e que 1,5 mil outras empresas manifestaram interesse em ingressar no grupo.

Fonte: CNN, The Verge