Publicidade

Donald Trump pede para que novo CEO da Intel renuncie seu cargo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Montagem com imagens da Casa Branca e Anna Wang/Reuters
Montagem com imagens da Casa Branca e Anna Wang/Reuters
Tudo sobre Intel

A situação da Intel não está nada boa, com a própria empresa admitindo isso e cada vez mais demissões deixando a situação mais crítica. Por conta da importância estratégica do Time Azul para os EUA e questões envolvendo a segurança do país, Donald Trump sugeriu que o atual CEO, Lip-Bu Tan, renunciasse ao cargo, porque "não existe outra solução para esse problema".

A manifestação do presidente dos EUA não é só referente à situação pelo qual a Intel passa no momento, mas tem a ver também com um suposto envolvimento e investimentos do CEO da empresa em companhias ligadas ao Partido Comunista Chinês. Em carta pública, o senador Tom Cotton disse o seguinte:

"Em março de 2025, a Intel nomeou Lip-Bu Tan como seu novo CEO. Tan supostamente controla dezenas de empresas chinesas e tem participação em centenas de empresas chinesas de manufatura avançada e chips. Pelo menos oito dessas empresas supostamente têm ligações com o Exército Popular de Libertação da China".
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

CEO da Intel e seu envolvimento com a China

Uma das preocupações do político está no fato de Lip-Bu Tan ter sido CEO da Cadence Design Systems, empresa estadunidense de tecnologia que confessou ter vendido seus produtos para uma universidade militar da China, além de transferir sua tecnologia a empresas de semicondutores chinesas, tudo sem licenças. "Essas atividades ilegais aconteceram sob a gestão de Tan", adiciona o senador.

A situação, que se desencadeou dias atrás, fez com que a Intel se pronunciasse da seguinte forma em uma resposta enviada à Reuters: "a Intel e o Sr. Tan estão profundamente comprometidos com a segurança nacional dos Estados Unidos e com a integridade do nosso papel no ecossistema de defesa dos EUA". Isso, segundo o senador, coloca em cheque a capacidade do executivo de administrar a Intel.

Toda essa situação envolvendo o atual CEO da Intel, aliada à crise já existente desde a gestão de Pat Gelsinger, fizeram com que Donald Trump acredite que a melhor solução seja a renúncia de cargo por Lip-Bu Tan.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters, Senado dos EUA