Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

De carona na Apple, Samsung também deve abandonar entrada para fones de ouvido

Por| 13 de Setembro de 2016 às 12h32

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Samsung

O anúncio de que os iPhone 7 e 7 Plus não virão mais com o conector de 3,5 milímetros dividiu opiniões. Certamente, é um avanço para o mercado de smartphones, que agora precisa se adaptar a um futuro mais voltado para o wireless, mas a novidade não agradou a todos os usuários. Só que a Apple parece ter se antecipado no lançamento do novo formato, e sua principal concorrente, a Samsung, deve pegar carona nessa tendência.

Fontes disseram ao site Digital Music News que a fabricante sul-coreana está "explorando ativa e agressivamente" formas para remover a entrada tradicional para fones em seus próximos dispositivos. A ideia é exatamente a mesma da Maçã: substituir o conector pelo padrão Lightning e permitir que o usuário carregue seu smartphone e ouça música pela mesma entrada. No caso do Android, o formato equivalente é o recém-lançado USB Type-C, que tem se tornado comum na maioria dos gadgets da categoria.

A Samsung iria além e fabricaria uma tecnologia própria para seus aparelhos, o que permitiria à empresa ter total controle sobre quais acessórios e periféricos seriam compatíveis. Contudo, a tecnologia não seria exclusiva da família Galaxy, o que significa que a companhia pode licenciar o novo conector para outros dispositivos Android e oferecer às fabricantes um custo reduzido para a inclusão da entrada nos produtos, encorajando-as a utilizar o formato.

Atualmente, todos os tablets e smartphones da Samsung são baseados no microUSB. Se a empresa estiver mesmo desenvolvendo um novo conector para seus gadgets, o mais provável é que essa tradição fique no passado. Os informantes familiarizados com o assunto disseram que, apesar de a Samsung estar em fase de discussão, o projeto tem como objetivo rivalizar diretamente com o padrão adotado pela Apple.

Continua após a publicidade

Ainda é cedo para afirmar como a decisão da gigante de Cupertino, que é a segunda maior vendedora de smartphones do mundo, vai impactar a indústria de fones de ouvido. Contudo, um simples movimento pode alterar todo o mercado de smartphones. Se a escolha da Apple já causou alvoroço, a Samsung, que é a empresa que mais vende celulares no planeta, colocará ainda mais lenha na fogueira caso também decida seguir por esse caminho.

Vale lembrar que ainda é possível conectar fones com fio nos iPhones 7 e 7 Plus. Na caixa do telefone, a Apple incluiu um adaptador e uma nova versão dos EarPods, já compatíveis com a entrada Lightning.

Fonte: Digital Music News, Geek