Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Parceiro Magalu!

Como excluir ou fazer portabilidade das chaves do Pix

Por  • Editado por  Bruno Salutes  |  • 

Compartilhe:
Canaltech (Mockup: Freepik)
Canaltech (Mockup: Freepik)

Você já realizou o cadastro de suas chaves do Pix? O novo sistema de pagamentos permite o uso do CPF, número de celular, endereço de e-mail ou código aleatório para poder realizar e receber transferências em sua instituição financeira.

Caso tenha o interesse em utilizar o Pix por dois bancos ou instituições diferentes, é importante ressaltar que a mesma chave não pode ser cadastrada em dois lugares diferentes. Portanto, se você cadastrou o número de celular como chave de uma instituição, não pode usá-lo novamente para cadastro em outro local. Para essas situações, existem duas soluções: excluir a chave ou fazer a portabilidade para outra conta. Por regra, cada banco precisa oferecer ambas as possibilidades.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ao realizar uma solicitação de portabilidade, a mesma chave cadastrada em uma instituição é transferida para outra. Esse pedido é feito dentro da área do Pix nos apps dos bancos. Ainda que cada aplicativo apresente modelos diferentes, o procedimento é similar: acesse a área do sistema de pagamentos, selecione as chaves cadastradas e escolha pela exclusão ou portabilidade.

No passo a passo abaixo, foram usados os aplicativos de Santander e Nubank. Confira os tutoriais para fazer portabilidade ou excluir uma chave do Pix!

Pix: como fazer portabilidade das chaves

Passo 1: acesse a área do Pix no app da instituição financeira e localize o campo com suas chaves;

Passo 2: associe um dado para criar a chave e pressione "Confirmar". Nessa ocasião, foi utilizado o número do CPF;

Passo 3: caso a chave já esteja cadastrada em outra instituição, o aplicativo enviará um aviso. Toque em "Pedir portabilidade" para migrar a chave para essa conta;

Continua após a publicidade

Passo 4: confirme o seu pedido;

Passo 5: ao retornar à área de chaves, será possível visualizar uma aba com reivindicações em andamento. Toque para exibir mais informações;

Continua após a publicidade

Passo 6: o processo de solicitação de portabilidade poderá ser acompanhado pelo celular;

Passo 7: depois de pedir pela portabilidade, é necessário confirmar a mudança no aplicativo da instituição financeira na qual a chave foi cadastrada anteriormente. Ao abrir o app, uma notificação será exibida. Selecione "Usar chave em outra conta".

Continua após a publicidade

Pix: como excluir uma chave cadastrada

Passo 1: abra o app da instituição financeira e acesse a área do Pix;

Continua após a publicidade

Passo 2: vá até o campo com as chaves cadastradas e selecione o ícone de três pontos;

Passo 3: em seguida, escolha "Excluir chave" para finalizar.

Continua após a publicidade

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.