Como excluir ou fazer portabilidade das chaves do Pix
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes | •
Você já realizou o cadastro de suas chaves do Pix? O novo sistema de pagamentos permite o uso do CPF, número de celular, endereço de e-mail ou código aleatório para poder realizar e receber transferências em sua instituição financeira.
- O que é PIX e como funciona o pagamento instantâneo do Banco Central
- Pix: confira o que você pode pagar e/ou usar gratuitamente na plataforma do BC
Caso tenha o interesse em utilizar o Pix por dois bancos ou instituições diferentes, é importante ressaltar que a mesma chave não pode ser cadastrada em dois lugares diferentes. Portanto, se você cadastrou o número de celular como chave de uma instituição, não pode usá-lo novamente para cadastro em outro local. Para essas situações, existem duas soluções: excluir a chave ou fazer a portabilidade para outra conta. Por regra, cada banco precisa oferecer ambas as possibilidades.
- Pix, TED e DOC: entenda as diferenças entre os sistemas de pagamento
- Como cadastrar chaves do Pix no seu banco
Ao realizar uma solicitação de portabilidade, a mesma chave cadastrada em uma instituição é transferida para outra. Esse pedido é feito dentro da área do Pix nos apps dos bancos. Ainda que cada aplicativo apresente modelos diferentes, o procedimento é similar: acesse a área do sistema de pagamentos, selecione as chaves cadastradas e escolha pela exclusão ou portabilidade.
No passo a passo abaixo, foram usados os aplicativos de Santander e Nubank. Confira os tutoriais para fazer portabilidade ou excluir uma chave do Pix!
Pix: como fazer portabilidade das chaves
Passo 1: acesse a área do Pix no app da instituição financeira e localize o campo com suas chaves;
Passo 2: associe um dado para criar a chave e pressione "Confirmar". Nessa ocasião, foi utilizado o número do CPF;
Passo 3: caso a chave já esteja cadastrada em outra instituição, o aplicativo enviará um aviso. Toque em "Pedir portabilidade" para migrar a chave para essa conta;
Passo 4: confirme o seu pedido;
Passo 5: ao retornar à área de chaves, será possível visualizar uma aba com reivindicações em andamento. Toque para exibir mais informações;
Passo 6: o processo de solicitação de portabilidade poderá ser acompanhado pelo celular;
Passo 7: depois de pedir pela portabilidade, é necessário confirmar a mudança no aplicativo da instituição financeira na qual a chave foi cadastrada anteriormente. Ao abrir o app, uma notificação será exibida. Selecione "Usar chave em outra conta".
Pix: como excluir uma chave cadastrada
Passo 1: abra o app da instituição financeira e acesse a área do Pix;
Passo 2: vá até o campo com as chaves cadastradas e selecione o ícone de três pontos;
Passo 3: em seguida, escolha "Excluir chave" para finalizar.
Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.