Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como conseguir uma vaga remota de engenharia de software?

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Junho de 2022 às 18h20

Link copiado!

Christina Morillo/Pexels
Christina Morillo/Pexels

Trabalhos remotos ou de home-office estão sendo bastante procurado por profissionais de diversos setores, até mesmo engenheiro de softwares. Mas o processo para conseguir uma vaga nessa área, mesmo em situações presenciais, envolve um grande preparo.

O motivo desse preparo é o grande número de profissionais que podem estar atrás do mesmo objetivo, o que faz com que os contratados sejam aqueles que se destacaram de alguma forma em relação aos outros.

Para auxiliar no processo de se destacar e talvez garantir uma vaga, o site ZDNet preparou um guia com dicas preparatórios para engenheiros de softwares que almejam obter vagas remotas, e o Canaltech compartilha as recomendações a seguir:

Continua após a publicidade

1 - Tenha certeza do tipo de vaga de engenharia de software desejada

O primeiro passo para começar a se preparar para concorrer a uma vaga de engenharia de software remota é saber exatamente o objetivo profissional — se é o desenvolvimento, design ou mesmo teste de aplicações, por exemplo. Além disso, também já ter em mente que tipo de empresa sera a ideal para os objetivos profissionais é importante: startups ou organizações de escopo maior. Na primeira, é possível que exista maior dinamismo nas funções exigidas pelo cargo, enquanto na segunda o cenário mais provável é de especialização em uma frente específica.

Também é importante que os candidatos saibam respeitar suas impressões de empresas ou da entrevista: mesmo que a vaga pareça adequada para as especificações que procuram, caso saiam de um processo não confortáveis, é melhor não arriscar ir em frente com a oportunidade.

2 - Saiba onde procurar as vagas de engenharia de software

Continua após a publicidade

A segunda dica é saber em quais lugares procurar oportunidades de emprego. Sites como LinkedIn e Catho podem ser boas opções, com as vagas aparecendo e sendo detalhadas nas plataformas, além de alguns casos elas poderem contar com inscrições pelos próprios serviços. Acessar as páginas de empresas vistas como bons ambientes de trabalho também é uma opção viável, já que algumas organizações contam com avisos de vagas em seus endereços oficiais.

Por fim, também é recomendado que os interessados em vagas remotas criem uma rede de contatos do setor, que podem avisar e indicar das diversas oportunidades no mercado.

3 - Tenha um equipamento adequado para as demandas da vaga de engenharia de software

Continua após a publicidade

Para qualquer opção no meio de engenharia de software, é importante que os candidatos tenham a sua disposição, em casa, máquinas que contem com o software e o hardware adequados para as demandas das vagas - afinal, estamos falando de um setor que desenvolve aplicações, que devem ser testadas antes de terem o projeto concluído.

Em algumas empresas, elas até podem ceder o hardware e software necessário, mas é importante que no tempo que precede a contratação, os possíveis candidatos tenham acesso a computadores que permitam criação de projetos para aumentar o portfólio.

4 - Crie um portfólio dos projetos para apresentação

Ter um bom portfólio também é importante, já que é através dele que os recrutadores poderão ver como o candidato se comporta e desenvolve aplicações. A recomendação é que os projetos sejam detalhados, o objetivo final deles explicado e também descrição do processo de testagem deles — a informação organizada pode chamar a atenção das empresas.

Continua após a publicidade

5 - Esteja preparado para mostrar seu melhor lado no processo seletivo de vagas de engenharia de software

Chegado a hora do processo de entrevista, que para cargos de engenharia de software é um processo longo e que pode envolver várias reuniões com recrutadores e gerentes, é o momento do candidato mostrar suas características mais marcantes.

É importante que o candidato mostre o quanto gosta ou deseja trabalhar na área, saiba admitir possíveis falhas que ele tenha mas também saiba comentar seus pontos positivos. É também necessário que ele saiba navegar questões de cultura administrativas e relações com colegas de trabalho, para mostrar que além do desenvolvimento de aplicações, a parte social e de interações no ambiente também sejam cumpridas por ele.

Continua após a publicidade

Fonte: ZDNet