Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desenvolvedores destacam as tecnologias e linguagens de programação de 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Maio de 2022 às 19h20

Link copiado!

Pexels/hitesh
Pexels/hitesh

O mercado de desenvolvimento e máquinas é uma parte importante do dia a dia moderno, já que muito dos processos diários de trabalhadores ocorrem por conta do funcionamento desses programas. Ao mesmo tempo, esse setor está em constante movimento, o que faz com o que fosse tendência a pouco tempo já tenha sido substituída.

Nesse contexto, acompanhar a movimentação do mercado de desenvolvimento de softwares se torna uma importante tarefa para os trabalhadores desse setor, para saber quais tendências seguir e também o que está em demanda pelos usuários — com parte dessas impressões para 2022 podendo ser vista no relatório da empresa SlashData sobre o tópico.

Nesse relatório, a SlashData entrevistou mais de 20 mil desenvolvedores de 166 países para encontrar quais são as tendências atuais do mercado. O primeiro tópico que se destacou foram as criptomoedas, com 34% dos participantes respondendo que estão aprendendo sobre o setor e aplicações em demanda nele - e 16% dessa amostra afirmando está desenvolvendo seus próprios projetos relacionados.

Continua após a publicidade

As NFTs, após terem uma alta meteórica no ano passado e estarem passando um 2022 menos aquecido, também está presente, com 32% dos entrevistados pela SlashData afirmando estarem estudando o tópico e 11% já tendo projetos pessoais relacionados engatilhados.

Ainda relacionado ao setor de cripto, 30% dos entrevistados também afirmaram estarem se aprofundando nos estudos sobre a blockchain, tecnologia fundamental para os criptoativos — sendo ela o maior aumento em relação aos números inferidos pela edição anterior do relatório, mesmo que isso não tenha resultado em um grande crescimento do número de desenvolvedores que estão trabalhando diretamente com a tecnologia, que ficou em 12%, somente 1% maior do que a porcentagem de 2021.

As tendências de linguagens de programação

Continua após a publicidade

Como o relatório da SlashData analisa dados relacionados a desenvolvimento de softwares, as linguagens de programação também se fazem presente no estudo. Entre os dados inferidos pelo estudo, o JavaScript manteve sua posição como linguagem mais popular, com cerca de 17,5 milhões de usuários no mundo todo, seguido pelo Python, com 15,7 milhões — com todos esses números sendo inferidos pela pesquisa a partir de estimativas próprias da organização junto dos 20 mil entrevistados na edição de 2022 da exposição.

Em terceiro lugar, ficou o Java, que até 2020 ocupava o segundo lugar, mas foi superado pelo Python. No período analisado, a linguagem, que existe há 30 anos, contou com cerca de 14 milhões de usuários.

Fora do Top 2, porém, o crescimento de algumas linguagens surpreende, com o Rust, em dois anos, passando de 600 mil desenvolvedores para 2,2 milhões em 2022 — e outras plataformas nichadas, como a Go e a Ruby, chegando nos 3,3 milhões de usuários — um número alto, principalmente considerando que em períodos anteriores elas já haviam registrados números menores que a casa do milhão.

Para mais informações, o relatório completo da SlashData pode ser consultado neste link.

Continua após a publicidade

Fonte: ZDNET