Primeiro smartphone com Tizen deve rodar aplicativos Android

Por Redação | 13 de Janeiro de 2015 às 16h45

A Samsung vem utilizando Android nos seus smartphones já há um bom tempo, mas isso não a impediu de desenvolver seu próprio sistema operacional, o Tizen. Inicialmente concebido como uma alternativa de alto padrão para o Android, a empresa teve que mudar os planos depois que parceiros da iniciativa abandonaram o projeto, e agora o sistema será colocado em smartphones de baixo custo para países emergentes.

Samsung z1

O primeiro aparelho do tipo será o Samsung Z1 e deve ser lançado na Índia essa semana. Com tela de 4 polegadas e resolução de 800x400 pixels, 768 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, custará apenas 90 dólares (cerca de 230 reais). Bateria de 1500 mAh e câmera de 3 megapixels completam as especificações, que pelo preço, cobrem as necessidades básicas de um usuário iniciante.

No entanto, um dos principais problemas dos sistemas operacionais alternativos para smartphones é a falta de aplicativos. Mas, segundo informações recebidas pelo GSM Arena, o Tizen deve ser capaz de rodar apps Android. De acordo com a fonte, a velocidade de execução não deve ser afetada, mas a bateria vai durar um pouco menos. Um vídeo mostra o WhatsApp sendo instalado no aparelho, sem maiores complicações, confira:

Com o problema da falta de aplicativos resolvida, o Z1 pode ser uma boa alternativa de baixo custo, mas resta saber se ele chegará ao Brasil.

Além de smartphones de baixo custo, a Samsung parece ter encontrado outra utilidade para o Tizen, colocando o sistema nas suas Smart TVs.

Leia mais: Novas Smart TVs da Samsung terão sistema operacional Tizen

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!