Conheça 12 fatos interessantes (e pouco divulgados) sobre o Google

Por Redação | 14 de Agosto de 2014 às 11h30
photo_camera Divulgação

Pesquisa na web e a própria internet, para muitas pessoas, são sinônimos de Google. A empresa foi fundada em 1998, e desde então teve um crescimento exponencial, a um ponto em que hoje é um ator importantíssimo na rede.

A companhia é mais famosa pela pesquisa, obviamente, e também pelo Android, mas ela está presente em vários outros ramos e produtos: YouTube, Gmail, Google Maps, Google Drive, Google Docs, Blogger, Google+, e muitos outros.

O site Business Insider, a pedido de um usuário, trouxe alguns fatos curiosos sobre a empresa de Mountain View, na Califórnia, e nós traduzimos para vocês.

1 - Tempo de pesquisa

Pesquisa do Google

O Google leva em conta 200 fatores antes de te apresentar os resultados de qualquer pesquisa, e em frações de segundo

Logo abaixo da barra com as opções de pesquisas (Web, Mapas, Vídeos) aparece a quantidade de resultados encontrados, além do tempo que toda a pesquisa levou.

2 - Gogle

Digitou www.gogle.com sem querer? Sem problemas, a empresa possui registro de diversas “variações” do seu nome, como Gooogle.com, Googlr.com e o próprio Gogle.com.

Mas o mais curioso é que ele também tem o domínio 466453.com - nos telefones de casa e celulares antigos, esses são os números correspondentes à palavra Google:

Numero Google

3 - Número de pesquisas

Já parou para pensar quantas pesquisas são feitas no site a cada dia? Bom, comece a contar: a cada segundo acontecem mais de 2 milhões de “googleadas”.

O dia tem 24 horas, cada hora com 60 minutos, cada minuto com 60 segundos: 24 x 60 x 60 x 2 000 000 = 172 800 000 000 pesquisas ao dia, jogando para baixo.

4 - Projetos curiosos

A companhia abraça projetos que podem mudar a vida de milhões de pessoas, como os balões de internet, mas também se engaja em projetos importantes que, porém, influenciam pouquíssimas pessoas. Um exemplo disso é que em 2012 a empresa adicionou ao Gmail a linguagem Cherokee, de índios americanos.

Cherokee

5 - Doodles

O Google é famoso pelos Doodles, imagens que tomam o lugar do logo do site na pesquisa, fazendo alusão a alguma data, pessoa ou evento especiais. Mas, de onde veio essa ideia curiosa?

Em 1998 os fundadores Larry Page e Sergey Brin estavam indo para o Burning Man, evento que ocorre no deserto de Nevada, e queriam que as pessoas soubessem onde a equipe do Google estaria nos próximos dias, então adicionaram a logo do festival.

Doodle

6 - Receita com propagandas

Em 2013 a receita do Google foi de 55.5 bilhões de dólares. Cerca de 91% disso vieram de propagandas.

Ads

7 - Tamanho do índice de pesquisa

O índice de pesquisa da empresa (onde ficam armazenados os dados para serem usados na busca) ocupam mais de 100 milhões de gigabytes.

Para armazenar a mesma quantidade de dados seriam necessários 100 mil HDs externos de 1 TB cada.

Datacenter

8 - Tempo que um visitante permanece no site

Enquanto 99.9% dos sites querem aumentar o tempo que o visitante permanece nele, o Google provavelmente é o único que quer o contrário: quanto menos tempo você permanecer no site significa que mais rapidamente encontrou o que deseja.

Pesquisas

9 - Google Maps e o Street View

O Google já fotografou mais de 8 milhões de quilômetros de estradas para a função Street View do Mapas.

Street View

10 - Empresa vai às compras

O gigante das buscas adquiriu 24 empresas só este ano. Fazendo as contas, são praticamente 3 compras por mês, e bilhões de dólares gastos - investidos, obviamente.

11 - YouTube

Como não podia passar em branco, o YouTube é o principal site para a publicação de vídeos na internet, e todos os meses as pessoas assistem mais de 6 bilhões de horas de vídeos na plataforma - praticamente 1 hora para cada habitante da Terra.

YouTube

12 - Android

O sistema operacional para smartphones já está presente em cerca de 80% dos aparelhos do mundo.

Exceto aqueles que nunca mexeram em um computador, praticamente todos os internautas já utilizaram os serviços dessa empresa que nasceu de dois estudantes para obtenção do PhD. E não seria surpresa se mesmo os que nunca mexeram já tenham tido algum contato com a companhia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.