Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 novos recursos do OS Mavericks para melhorar a sua produtividade

Por| 06 de Novembro de 2013 às 15h11

Link copiado!

Apple
Apple

No início do mês a Apple lançou o Mavericks, seu mais novo sistema operacional, e com isso vieram mais de 200 novos recursos. Convenhamos: para um usuário comum, são recursos novos até demais. Por isso a Forbes listou os dez mais importantes para melhorar sua produtividade no sistema.

Ditado aprimorado

A opção de “Ditado" já existia no OS X há alguns anos, mas agora ela foi aprimorada para funcionar melhor em tempo real. Para ativá-la, vá em “Preferências do Sistema” > “Ditado e fala” e ative a funcionalidade. Será baixado um arquivo de 785 Mb e, infelizmente, ainda não possui suporte para o idioma português.

Abas no Finder

Continua após a publicidade

O Finder agora tem suporte a abas. Se antes você abria diversas janelas diferentes do Finder, agora pode abrir apenas uma e pressionar Command + T para abrir uma nova aba, criando várias abas (ou várias janelas diferentes) dentro de uma janela só.
Para isso, escolha uma janela do Finder e vá no menu “Janelas" e selecione “Unir todas as janelas”.

Notificações

A central de notificações ficou melhor e agora tem um botão para responder às mensagens diretamente da janela de notificação. Além disso, sites podem emitir notificações na sua área de trabalho, até mesmo offline (isso se o site permitir).

Não perturbe

Continua após a publicidade

O Mavericks vem com uma função que silencia as notificações pelo período que você determinar. Para acessar, vá em “Preferências do sistema” > “Notificaçoes" e ative o modo “Não perturbe” pelo período que achar mais conveniente. Para acessar a central de notificações de forma mais rápida, use o “Spotlight" (Command + barra de espaço) e digite “Notificações”.

Instalação/atualização de aplicativos à noite

Se uma notificação aparecer dizendo que precisa atualizar um software, mas você não pode fazer isso agora porque está ocupado, o Mavericks oferece a opção de “Tentar à noite”. Vá até a notificação de atualização e clique em "Instalar". Serão mostradas as opções de instalar agora, tentar em uma hora, lembrar mais tarde e tentar à noite. Clicando em “Tentar à noite” o aplicativo será atualizado entre 2h e 5h da madrugada. Se o computador precisar ser reiniciado, ele irá abrir todos os aplicativos quando ligar novamente.

LinkedIn

Continua após a publicidade

Você poderá postar no Linkedin diretamente da central de notificações. Páginas da web poderão ser compartilhadas pelo Safari e a foto do seu perfil no LinkedIn poderá ser definida pelo Photoboth, e você poderá ter os contatos do LinkedIn no seu Mac. Para ativar esse recurso, vá em “Preferências do Sistema” > “Contas de Internet”, selecione o LinkedIn e faça o login.

Destaque remoto

Se está utilizando o compartilhamento de telas com outra pessoas, você poderá destacar algumas áreas da tela apenas apontando o cursor.

Airplay Display

Continua após a publicidade

Se você tem uma Apple TV, o seu televisor conectado a ela poderá ser usado como um segundo monitor.
Em “Preferências do sistema” > “Monitores", você acessa o ícone do Airplay. Clique em "Airplay" e selecione a opção “Estender Apple TV” para ter o seu televisor como monitor.

Compartilhe os mapas

A Apple continua com a sua plataforma de mapas e trouxe o aplicativo da versão mobile para o computador. Você pode pesquisar por um local em seu computador e em seguida clicar em compartilhar para mandar essas informações para o seu iPhone. Um alerta será mostrado no seu smartphone. Também é possível compartilhar essas informações via e-mail, mensagens e AirDrop.

iCloud Keychain

Continua após a publicidade

A Apple lançou um gerenciador de senhas inteligente que permite guardar os números de cartão de crédito e sites de compras mais acessados. O sistema poderá sugerir um cartão entre os cadastrados. Para isso, o usuário precisa apenas inserir o seu código do iCloud Keychain.

Basicamente, é preciso configurá-lo na primeira inicialização do sistema, com a configuração da iCloud. Será pedida a senha do ID Apple e logo após será criado um código de segurança. Em seguida, é solicitado o número de um telefone celular, que será usado para o envio de um código de verificação via SMS.

Para permitir que um dispositivo com iOS acesse as senhas e cartões, é preciso ir em Ajustes > iCloud > Chaves e ativar o recurso. A ativação ficará como pendente e poderá ser confirmada no computador onde o iCloud Keychain foi ativado pela primeira vez ou no próprio dispositivo, usando o código de segurança e em seguida um código de verificação que é enviado para o celular cadastrado.