Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí novamente; veja ao vivo
Por Rodilei Morais • Editado por Patricia Gnipper | •
Um dos vulcões mais ativos do mundo, o Kilauea, no arquipélago norte-americano do Havaí, voltou a entrar em erupção após ter pausado sua atividade em dezembro de 2022. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) está transmitindo ao vivo imagens do evento.
- Erupção do vulcão Kilauea é fotografada do espaço; veja imagens
- Estudo explica possível origem do vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo
Formado há mais de 200.000 anos, o Kilauea entra constantemente em erupção desde então. Nos dias atuais, ele já foi responsável pela destruição de diversas casas na maior ilha do Havaí. Desta vez, porém, não há risco iminente para a população, de acordo com declaração da administração do parque nacional que abriga o vulcão.
O USGS havia detectado atividades sísmicas na região na última terça-feira (06) e, às 4:44 da manhã no horário local do dia seguinte, imagens da cratera do Kilauea começaram a mostrar o brilho da lava.
A instituição reporta ainda que múltiplas fontes do material estão ativas no momento, lançando rochas derretidas a alturas de até nove metros em relação a cratera de 1,5 quilômetros quadrados. Os maiores riscos em relação ao evento estão ligados, no momento, aos gases emitidos — mais de 65.000 toneladas de dióxido de enxofre estão sendo liberadas por dia, gás que possui efeitos adversos ao sistema respiratório humano.
Além dos impactos à saúde, a erupção acendeu um alerta à aviação, já que as cinzas vulcânicas podem afetar a visibilidade e causar danos às turbinas dos aviões.
Fonte: NewScientist