Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Erupção do maior vulcão do mundo está chegando ao fim

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Dezembro de 2022 às 10h55

Link copiado!

Imagem: USGS/Wikimedia Commons
Imagem: USGS/Wikimedia Commons

Após interromper quase quatro décadas de silêncio no final de novembro, a erupção do vulcão Mauna Loa está chegando ao fim. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o maior vulcão ativo do mundo deve entrar novamente em repouso em breve.

Foram duas semanas de intensa atividade para o Mauna Loa, localizado na Grande Ilha do Havaí. A primeira erupção em 38 anos preocupou cientistas e moradores locais, especialmente quando o fluxo de lava começou a caminhar a uma rodovia crucial para a locomoção na ilha. A via agora está fora de perigo, sendo que residências e outras construções não foram atingidas.

Após um comunicado emitido pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos neste domingo (11), as autoridades locais diminuíram o nível de alerta à população. O vulcão vizinho Kilauea (menor que o Maula Loa, embora seja mais ativo) também cessou sua atividade após permanecer em erupção desde setembro de 2021.

Continua após a publicidade

A erupção simultânea dos dois vulcões próximos atraiu diversos observadores, já que o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí permaneceu aberto a visitantes durante todo o período das erupções.

Fonte: USGS