Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terremotos e maremotos surgem da mesma forma?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Fevereiro de 2023 às 12h53

Link copiado!

Unsplash/Ray Harrington
Unsplash/Ray Harrington

Terremotos e maremotos são fenômenos naturais intimamente ligados e que podem ser extremamente destrutivos. Quando fortes abalos sísmicos acontecem, especialmente em regiões costeiras, a população e as autoridades locais ficam prontamente em alerta pela possível relação entre os fenômenos.

Os mesmos processos que produzem um terremoto também podem provocar os maremotos — o movimento de placas tectônicas e a liberação de energia em falhas geológicas na crosta terrestre. Contudo, há ainda outras formas de se gerar as ondas gigantes que caracterizam os tsunamis.

O que é maremoto?

Continua após a publicidade

É comum a confusão entre o que é maremoto e o que é um tsunami. Buscas na internet costumam fornecer informações conflitantes se estes termos representam a mesma coisa ou são processos diferentes que possuem uma ligação.

Embora alguns dicionários do português brasileiro deem definições diferentes para os termos — tratando os maremotos como qualquer abalo sísmico no fundo do mar e os tsunamis como suas ondas resultantes —, a comunidade científica considera as palavras como sinônimos de origem etimológica distinta. Maremoto é um termo de origem latina, enquanto tsunami é uma palavra japonesa que significa “onda de porto.”

O que pode acentuar as dúvidas é o fato de que nem todo terremoto com origem no fundo do oceano gera as grandes ondas que caracterizam um tsunami. Por outro lado, os tsunamis também podem ter outras origens além de um abalo sísmico: erupções vulcânicas submarinas, deslizamentos de terra e até mesmo explosões artificiais podem gerar um maremoto.

Continua após a publicidade

Quando os terremotos e maremotos estão ligados, é usada a denominação científica de “tsunami tectônico”. Pesquisadores reconhecem ainda a formação de grandes ondas em fenômenos de ressaca como “tsunamis meteorológicos.”

Como acontecem maremotos e terremotos?

Tanto os terremotos quanto os tsunamis tectônicos têm origem nos abalos sísmicos em falhas geológicas. A semelhança entre os terremotos e os maremotos está na forma com que a energia liberada se propaga através do solo e da água.

Continua após a publicidade

No Brasil, a grande distância do país até os limites mais próximos entre placas tectônicas — especialmente os que estão no fundo do oceano — torna os terremotos eventos incomuns e os tsunamis ainda mais raros.