Terremoto no Japão | Por que as pessoas se agacharam no chão?
Por Rodilei Morais • Editado por Patricia Gnipper |
Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu a região de Tóquio nesta sexta-feira (26) às 19h03 no horário local, apesar de ser um tremor relativamente forte, nenhum grande dano foi reportado. O que chamou a atenção, no Brasil, foram vídeos gravados durante o abalo, em que os japoneses se agacham durante o tremor.
- Intenso terremoto sacudiu o nordeste do Japão e alerta de tsunami foi acionado
- Terremoto | 5 dos tremores de terra mais devastadores do mundo
Detectado a 44 quilômetros de profundidade — uma profundidade considerada baixa, o que pode levar o abalo sísmico a causar mais danos — o tremor teve epicentro no oceano, próximo à costa da cidade de Chiba. Apesar disso, não houve alerta de tsunami, apenas de terremoto.
A ausência de danos e de vítimas mostra o preparo do país em resposta aos fenômenos, frequentes no país. Tóquio possui uma infraestrutura ampla para suportar estes eventos e protocolos de segurança bem conhecidos e seguidos pela população. A principal orientação para as pessoas no caso de tremores é a de se agachar, proteger a cabeça e, se possível, segurar-se em algo estável.
O procedimento minimiza o possível risco de queda e de ser atingido por objetos sendo derrubados. Materiais de orientação alertam para que as pessoas não se agachem embaixo de uma porta, porém, pois ela pode cair, mas de algo como uma mesa. Também é indicado se afastar de janelas, já que o tremor pode fazer o vidro se estilhaçar.
Fonte: Japan Times