Publicidade

Terremoto de magnitude 7,2 abala o Peru na manhã desta quinta-feira (26)

Por| Editado por Rafael Rigues | 26 de Maio de 2022 às 11h45

Link copiado!

USGS
USGS

Um terremoto de magnitude estimada em 7,2 abalou o norte do Peru na manhã desta quinta-feira (26), por volta das 7h02 (horário local). O abalo sísmico ocorreu a uma profundidade de 212 km, conforme relatado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do terremoto, ou seja, a área da superfície terrestre localizada imediatamente acima do ponto de origem, foi localizado entre 5,3 km ao norte de Tirapata, na cidade peruana de Puno, e 23,9 km a oeste-noroeste de Ayaviri, na mesma cidade.

Continua após a publicidade

A magnitude exata do fenômeno, bem como seu epicentro e profundidade podem ser recalculados nas próximas horas à medida que os sismólogos revisam os dados ou enquanto outras agências divulgam seus relatórios sobre o evento.

O USGS explicou que o terremoto está ligado a Placa de Nazca, uma placa tectônica localizada à oeste da América do Sul. Ao mergulhar sob a Placa Sul-Americana, ela forma uma zona de subducção responsável pela formação da Cordilheira dos Andes e pelos frequentes abalos sísmicos na região.

A maior parte dos terremotos que ocorrem na América do Sul são limitados a uma profundidade de 0 a 70 km. Desde 1900, diversos abalos sísmicos de magnitude 8 ou até mais ocorreram nesta região e alguns foram seguidos de tsunamis devastadores, como o terremoto de 1960 no sul do Chile.

Continua após a publicidade

Com base nas análises preliminares, o novo terremoto no Peru deve ter sido amplamente sentido por quase toda a extensão do epicentro e pode ter provocado danos leves ou moderados, mas, por enquanto, não há nenhum informação relacionada a isto.

Fonte: USGS, Via VolcanoDiscovery