Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tapete de algas de quase 9 mil km está em direção do litoral dos EUA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Março de 2023 às 10h10

Link copiado!

G. Edward Johnson/Wikimedia Commons
G. Edward Johnson/Wikimedia Commons

Um enorme tapete de algas — maior que o próprio litoral do estado — está se movendo em direção à Flórida, Estados Unidos. Com 8.800 km de extensão, a massa de algas marrons deve atingir também ilhas no Mar do Caribe. E o pior: elas cheiram mal.

A formação do aglomerado de algas do gênero Sargassum, que engloba mais de 300 espécies de algas marrons, é algo comum nesta época do ano. Movendo-se através do Atlântico, partindo do oeste da África em direção ao Golfo do México, o tapete de algas deve atingir o litoral americano durante o verão do hemisfério norte.

Continua após a publicidade

Banhistas na Flórida já podem ver na areia algumas das algas que chegaram antecipadamente, mas o volume deve aumentar consideravelmente nos próximos meses. Apesar de serem importantes para o ecossistema marinho, as algas Sargassum, ao ficarem alguns dias na praia, começam a liberar sulfeto de hidrogênio — que lhe conferem um cheiro similar ao de ovos podres.

Além do odor desagradável, o sulfeto de hidrogênio pode causar, a partir de certas concentrações, dores de cabeça, irritação aos olhos e desconforto abdominal. Pelo ponto de vista ambiental, a chegada das algas também preocupa ambientalistas pois elas podem tampar ninhos de tartarugas e degradar o ambiente costeiro.

As autoridades locais dizem estar prontas para a pronta remoção do material das praias assim que ele se acumular. Em outras temporadas, a chegada das algas não chegou a afetar o turismo local.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC