Fragrância de cometa: você sabia que o espaço fede a ovo podre e xixi de gato?

Por Redação | 29 de Junho de 2016 às 20h48

O universo é repleto de imagens incríveis, com visuais de tirar o fôlego. Para muitos, fotografias de galáxias, nebulosas e planetas estão entre as imagens que mais agradam aos olhos, mas será que o mesmo prazer sentido pela visão é compartilhado pelo nosso olfato? Como seria a fragrância de um perfume inspirado em um cometa, por exemplo? Infelizmente, de acordo com com a ciência, esse aroma não seria nem um pouco agradável: um misto de ovo podre, amêndoas amargas e xixi de gato.

E mesmo que essa combinação dê náuseas só de pensar, uma equipe de cientistas britânicos decidiu desenvolver uma fragrância idêntica à de um comenta – mais especificamente à da superfície do 67P/Churyumov-Gerasimenko, cometa onde a missão espacial Rosetta aterrizou em novembro de 2014. O motivo desse mau cheiro seria a presença forte de amônia (existente na urina), além de hidrogênio e sulfeto de hidrogênio. Como se tratam de substâncias tóxicas para o ser humano, os pesquisadores decidiram sintetizá-las artificialmente, para depois colocá-las em vidrinhos e borrifar em pessoas com segurança.

O cientista Colin Snodgrass, da Open University, coordenou os estudos da missão Rosetta e foi o mesmo profissional responsável por encomendar a malcheirosa essência à The Aroma Company, empresa especializada em essências e perfumes. E não pense que a encomenda se tratou apenas de uma curiosidade científica: amostras do perfume cósmico serão distribuídas na exposição de verão da Royal Society, que começa na primeira semana de julho em Londres.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Snodgrass pretende ainda borrifar o perfume do cometa em cartões postais e enviá-los para cientistas de todo o mundo, para que um maior número de pessoas sintam com seus próprios narizes o cheiro nem um pouco agradável que navega pelo Sistema Solar.

Fonte: Daily Mail

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.