Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fragrância de cometa: você sabia que o espaço fede a ovo podre e xixi de gato?

Por| 29 de Junho de 2016 às 20h48

Link copiado!

Fragrância de cometa: você sabia que o espaço fede a ovo podre e xixi de gato?
Fragrância de cometa: você sabia que o espaço fede a ovo podre e xixi de gato?

O universo é repleto de imagens incríveis, com visuais de tirar o fôlego. Para muitos, fotografias de galáxias, nebulosas e planetas estão entre as imagens que mais agradam aos olhos, mas será que o mesmo prazer sentido pela visão é compartilhado pelo nosso olfato? Como seria a fragrância de um perfume inspirado em um cometa, por exemplo? Infelizmente, de acordo com com a ciência, esse aroma não seria nem um pouco agradável: um misto de ovo podre, amêndoas amargas e xixi de gato.

E mesmo que essa combinação dê náuseas só de pensar, uma equipe de cientistas britânicos decidiu desenvolver uma fragrância idêntica à de um comenta – mais especificamente à da superfície do 67P/Churyumov-Gerasimenko, cometa onde a missão espacial Rosetta aterrizou em novembro de 2014. O motivo desse mau cheiro seria a presença forte de amônia (existente na urina), além de hidrogênio e sulfeto de hidrogênio. Como se tratam de substâncias tóxicas para o ser humano, os pesquisadores decidiram sintetizá-las artificialmente, para depois colocá-las em vidrinhos e borrifar em pessoas com segurança.

O cientista Colin Snodgrass, da Open University, coordenou os estudos da missão Rosetta e foi o mesmo profissional responsável por encomendar a malcheirosa essência à The Aroma Company, empresa especializada em essências e perfumes. E não pense que a encomenda se tratou apenas de uma curiosidade científica: amostras do perfume cósmico serão distribuídas na exposição de verão da Royal Society, que começa na primeira semana de julho em Londres.

Snodgrass pretende ainda borrifar o perfume do cometa em cartões postais e enviá-los para cientistas de todo o mundo, para que um maior número de pessoas sintam com seus próprios narizes o cheiro nem um pouco agradável que navega pelo Sistema Solar.

Continua após a publicidade

Fonte: Daily Mail