Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Poeira na atmosfera está camuflando o real aquecimento global

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Janeiro de 2023 às 21h45

Link copiado!

NOAA/NASA
NOAA/NASA

Um estudo da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) indica que um aumento na poeira microscópica presente na atmosfera tem escondido a real dimensão da influência dos gases estufa no aquecimento global. A poeira tem origem em tempestade de areia nos desertos e está mascarando até 8% do aquecimento no planeta.

Segundo os pesquisadores, desde a metade do século XIX, a quantidade de poeira proveniente dos desertos presente na atmosfera aumentou cerca de 55%. Por aumentar a quantidade de radiação solar refletida de volta para o espaço, essa poeira tende a resfriar levemente o planeta. Porém, caso seu nível volte a diminuir — ou só mesmo pare de crescer — o aumento de temperatura pode ser brusco.

Continua após a publicidade

Jasper Kok, coautor do estudo, diz que “demonstramos que a poeira desértica aumentou e muito provavelmente agiu levemente contra os gases estufa, isso vem faltando nos modelos climáticos atuais.” O cientista compara a um carro que vem acelerando com o freio parcialmente ativado. Se o freio for solto, a aceleração será maior.

Desde antes da revolução industrial, o planeta teve um aumento de temperatura média de 1,2ºC. Kok afirma que, na prática, o valor pode ser até meio décimo maior. Parece pouco, mas “com o planeta chegando perto dos 1,5ºC que os cientistas consideram especialmente perigoso, cada décimo importa,” ele afirma.

Os pesquisadores usam tanto imagens de satélites quanto medidas em terra firme para estimar a quantidade das partículas de poeira no ar. Entre as causas do aumento observado, podem se destacar o desgaste do solo, ventos mais intensos e mudanças no uso da terra.

Continua após a publicidade

Ainda não está claro qual deve ser o comportamento da poeira nos próximos anos e décadas. O histórico desde níveis pré-industriais não é estável, tornando difíceis tais previsões.

Fonte: Nature Via: UCLA