Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conferência da ONU pelo clima termina com acordo histórico

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Novembro de 2022 às 16h56

Link copiado!

Imagem: White House/Wikimedia Commons
Imagem: White House/Wikimedia Commons

Após as duas semanas da COP27, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir as mudanças climáticas, foi encerrada neste domingo (20) com um acordo que promete beneficiar países mais vulneráveis. Apesar da relevância da decisão, o evento ainda deixou a desejar em ações para reduzir emissões.

O principal resultado positivo da conferência realizada no Egito foi a criação de um fundo para auxiliar países vulneráveis a se recuperar de perdas e danos causados pelas mudanças climáticas. O debate em relação ao fundo estendeu o encontro em dois dias, até que os países conseguissem chegar a um acordo.

Sherry Rehman, ministra do Paquistão, declarou que “nós lutamos por 30 anos em direção a isso e, hoje em Sharm el-Sheik, essa jornada alcançou seu primeiro marco positivo.” Seu país sofreu inundações severas recentemente e a conferência “atendeu às vozes dos vulneráveis”, segundo ela.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que a conferência deixou a desejar em decisões que irão reduzir emissões para diminuir o aquecimento global. A meta de limitar o aumento de temperatura global a 1,5ºC desde os níveis pré-industriais segue valendo.

Combustíveis renováveis foram mencionados na declaração final da conferência pela primeira vez e a necessidade de frear o uso de combustíveis fósseis foi repetida na mesma. Representantes de países como a Alemanha, porém, demonstraram insatisfação com a efetividade das discussões a esse respeito. Segundo a ministra Annalena Baerbock, medidas nesta pauta foram “barradas por grandes produtores de petróleo e os maiores emissores”

O planeta se encontra a 0,3ºC abaixo dos 1,5ºC estabelecidos, mas cientistas alertam que o aumento de temperatura se encaminha para ultrapassar a meta em 1ºC.

Continua após a publicidade

A próxima conferência sobre o clima, a COP28, acontecerá ano que vem em Dubai.

Fonte: ScienceAlert