Publicidade

O que é lava vulcânica? Do magma às rochas ígneas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Dezembro de 2023 às 09h00

Link copiado!

joebelanger/envato
joebelanger/envato

Durante a erupção de um vulcão, a lava costuma ser o material liberado em maior concentração para a superfície terrestre. Composto por rocha derretida e derivado do magma, esse líquido espesso é normalmente encontrado a uma temperatura que varia de 700 °C a 1.200 °C, destruindo quase tudo que toca enquanto flui, com diferentes níveis de viscosidade, pela superfície.

É também a lava e, mais precisamente, o seu resfriamento que formam as rochas ígneas, também conhecidas como rochas magmáticas, como o basalto. É estimado que representam cerca de 80% do volume da crosta, segundo o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP).

Vale explicar que, se a lava for resfriada de forma muito rápida, antes da formação dos cristais, ela se transforma em vidro vulcânico, como a obsidiana.

Continua após a publicidade

O que é lava?

De forma simples, a lava é o magma que foi expelido das camadas mais profundas do planeta, como o interior da crosta terrestre ou o manto, e chegou à superfície através da erupção de um vulcão. Em alguns casos, a lava também pode ser liberada em zonas de distanciamento e encontro entre as placas tectônicas.

Como a lava é o mesmo que o magma, sendo a única diferença o local em que é encontrada, é constituída por rochas fundidas, gases dissolvidos (incluindo água, dióxido de carbono e sulfatos) e alguns cristais (minerais silicáticos), além de outros materiais em menor proporção.

Continua após a publicidade

Tipos de lava

A partir dos minerais e metais fundidos na lava e na sua temperatura ao ser expelida, ela recebe uma classificação diferente:

  • Lava félsica ou riolítica: é o tipo de lava com as menores temperaturas médias, sendo rica em silício, oxigênio, alumínio, sódio e potássio. normalmente, gera erupções explosivas;
  • Lava andesítica: com temperaturas intermediárias, ela carrega concentrações expressiva de sílica e magnésio;
  • Lava basáltica: bem mais quente, este tipo de lava é rico em ferro e magnésio, mas pobre em sílica.

Cabe destacar que, quanto maior a temperatura média, menos viscosa é a lava e, consequentemente, mais explosiva tende a ser a erupção do vulcão.

Continua após a publicidade

Independente desses critérios, ao ser expelido, o material começa a se solidificar imediatamente, o que implica na formação das rochas ígneas extrusivas, também conhecidas como vulcânicas ou afaníticas, como basalto, riolito e andesito.

Fonte: SGB e Instituto de Geociências