Plataforma de gelo se desprende da Antártida e se torna o maior iceberg da Terra
Por Natalie Rosa • Editado por Patricia Gnipper |

Uma placa de gelo gigante se desprendeu da plataforma Filchner-Ronne, na Antártida, entrando no Mar de Weddell e se transformando no maior iceberg do mundo, medindo mais de 4,320 km². Batizado de A-76, o desprendimento da peça foi visto graças a imagens de satélites obtidas pela missão Copernicus Sentinel-1, da Agência Espacial Europeia (ESA).
- Satélite mostra iceberg gigante se soltando de plataforma de gelo na Antártida
- Derretimento de gelo da Antártida pode trazer desastres irreversíveis até 2060
- Mais de um terço do gelo da Antártida pode derreter com o aquecimento global
Com o desprendimento, agora o A-76 coloca o iceberg A-23A, de 3.380 km² e que também fica no Mar de Wenddell, na segunda colocação dos maiores do mundo. A sua soltura aconteceu ainda em 1986, encalhando cinco anos depois. No ano 2000, outro iceberg batizado de B-15 ganhou a primeira posição, com 11.000 km², mas acabou se fragmentando ao longo do tempo.
Veja o momento do desprendimento, registrado pelo satélite:
A plataforma de gelo Filchner-Ronne é uma das maiores camadas flutuantes que se conectam à terra e que se estendem aos mares que estão em volta, e o desprendimento de grandes pedaços acontecem de uma forma natural. Porém, nos últimos anos vem acontecendo uma rápida desintegração que, segundo os cientistas, está relacionada a mudanças climáticas que, cada vez mais, atingem o planeta.