Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Núcleos de gelo da Antártida revelam temperaturas da Terra no passado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Março de 2023 às 21h15

Link copiado!

Heidi Roop/NSF, CC BY-NC-ND 4.0
Heidi Roop/NSF, CC BY-NC-ND 4.0

A vastidão branca do território antártico pode parecer vazia, mas ela esconde valiosos registros do passado da Terra. Cientistas da Universidade do Colorado em Boulder vêm usando cilindros de gelo — também chamados de núcleos ou testemunhos — para desvendar as mudanças na composição química da atmosfera e na temperatura terrestre.

Em janeiro deste ano, a equipe de pesquisadores apresentou um estudo que traz dados de até 11.000 anos atrás, demonstrando as conexões entre os ciclos sazonais de temperatura na Antártida e variações na intensidade de radiação solar. “Esse é o primeiro registro desse tipo,” afirma Tyler Jones, que liderou o estudo.

Continua após a publicidade

Por meio da quantidade observada de isótopos — variantes do mesmo elemento químico mas com números diferentes de nêutrons em seus núcleos atômicos — especialistas conseguem inferir temperaturas médias no passado: quanto mais quente, os isótopos mais pesados do hidrogênio são mais frequentes.

A pesquisa relacionou os aumentos de temperatura no verão antártico com os Ciclos de Milankovitch: variações na órbita da Terra que favorecem a chegada de radiação solar. O estudo validou essa ligação, responsável por mudanças climáticas de longo prazo, diferentes das atuais, causadas por atividades antrópicas.

Decifrar as informações que o gelo guarda não é tarefa fácil. Períodos com pouca neve podem deixar os núcleos com intervalos de dados, já que resultam em camadas muito finas para serem analisadas. As medições feitas pelos cientistas foram feitas a cada 5 milímetros do cilindro de gelo extraído, o que representaria algumas semanas de neve caindo.

Continua após a publicidade

Entender as variações naturais do clima na Terra é importante para identificar, justamente, o que não é natural. Jones espera que seu estudo com núcleos de gelo possa contribuir e incentivar outros semelhantes. “Podemos aprender muito focando no clima sazonal no futuro,” ele afirma, “desde que os registros possam ser obtidos.”

Fonte: Nature via: Eos