Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Norte e Nordeste devem enfrentar chuva intensa após onda de calor

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Dezembro de 2023 às 12h59

Link copiado!

revac film's&photography/pexels
revac film's&photography/pexels

O Brasil tem sido tomado por uma preocupante onda de calor, mesmo antes do verão começar. No entanto, o novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as regiões Norte e Nordeste devem enfrentar chuvas intensas, que começam nesta terça-feira (19) e duram pelo menos até a sexta-feira (22).

O boletim do órgão diz que as áreas de instabilidade com chuva intensa atingem especialmente Amazonas, Piauí, Ceará e Maranhão. Esses estados devem enfrentar precipitação entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). 

Esse alerta também se estende a risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Continua após a publicidade

O Inmet aponta que a chuva intensa vem por conta da circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia.

O anúncio também revela que o aumento da umidade na região está ligada a oscilação de Madden-Jullian, fenômeno de variabilidade intrasazonal responsável pela geração de chuvas que excedem o normal.

Chegada de chuva intensa

Continua após a publicidade

A previsão é que Manaus terá uma terça-feira nublada, com pancadas de chuva e trovoadas (temperatura mínima de 24 °C e máxima de 32 °C). Em São Luís e Teresina, a mínima é de 24 °C e a máxima de 34 °C. Também devem enfrentar pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

O Inmet também prevê que o Sul deve ter chuvas menos intensas ao longo da semana, com pancadas irregulares. Já em Porto Alegre, a máxima será de 30 °C, com precipitação leve na parte da manhã.

Calor continua

Enquanto isso, o Centro-Oeste com máxima de 37 °C em Cuiabá, mas começa a ter chuva e temperaturas mais amenas a partir do dia 20, tal como Campo Grande. A previsão é que a umidade vinda da Amazônia se mantenha no Centro-Oeste e no Sudeste.

A instituição de meteorologia reitera que o Rio de Janeiro passa por Sol e céu limpo, com máxima de 33 °C e mínima de 18 °C. Vitória terá máxima de 32 °C e mínima de 21 °C, enquanto São Paulo passará o dia sob nuvens, com temperatura entre 19 °C e 30 °C.

Continua após a publicidade

É importante lembrar que o calor extremo pode afetar o corpo humano e até matar, por isso o Ministério da Saúde divulgou cuidados para lidar com onda de calor.

Fonte: Agência Brasil, Inmet (X)