Neste ano, a primavera começa no dia 22 de setembro; entenda
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

Na manhã de domingo (22), exatamente às 09h44 (horário de Brasília), começa a primavera no Brasil, como aponta a projeção do Observatório Nacional (ON). A estação marcada pelas temperaturas mais amenas e pelas flores é iniciada pelo equinócio de primavera no Hemisfério Sul. De forma paralela, o Hemisfério Norte entra no outono.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- La Niña chega tímida nesta Primavera; veja previsão para estação
Durante o equinócio, no dia 22 de setembro, ambos os hemisférios devem receber a mesma quantidade de incidência solar ao longo do dia, já que o Sol estará cruzando o equador celeste (a linha do Equador do planeta projetada na esfera celeste). Por isso, o dia dura tanto quanto a noite. Essa tendência de equivalência se prolonga ainda por alguns dias da nova estação.
“No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites", reforça Josina Nascimento, astrônoma do ON, em nota.
"No Hemisfério Sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será dia 21 de dezembro [às 06h20]”, acrescenta a pesquisadora, que atua na unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Chegada da primavera no Brasil
Com o equinócio e a chegada da primavera, o clima começa a mudar em muitas regiões do Brasil devido a maior incidência de luz solar, quando se compara com o inverno. Isso impacta diretamente as temperaturas.
Segundo os modelos meteorológicos, a primavera ainda irá coincidir com o estabelecimento da La Niña, fenômeno natural que provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico.
Por causa disso, é possível que chova mais que o esperado no Norte e no Nordeste, enquanto o clima seco deve prevalecer na maior parte do país. As ondas de calor, já observadas no inverno, também devem continuar.
Dia do equinócio da primavera
Neste ano, o equinócio da primavera irá ocorrer no dia 22 de setembro, mas a data não é fixa. Por isso, o começo da primavera pode variar entre os dias 22 e 23, segundo a astrônoma Nascimento.
Diferentes fatores explicam essa diferença. Em especial, vale destacar a questão do ano trópico (o tempo decorrido entre o equinócio de março até o equinócio de março seguinte), já que este é menor do que o ano sideral (aquele definido como o tempo de translação da Terra em torno do Sol). A divergência ocorre devido à mudança de direção (apontamento) do eixo de rotação do planeta Terra.
“O nosso Calendário Gregoriano baseia-se no ano trópico e institui um ano bissexto em todos os anos divisíveis por 4 [para corrigir a divergência], exceto para séculos inteiros, que só são bissextos se forem múltiplos de 400. Isso faz com que o instante do início de uma estação seja próximo ao instante do início da mesma estação 4 anos antes ou 4 anos depois”, completa a pesquisadora.