Publicidade

Método propõe remover carbono no oceano para alcançar emissões negativas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Fevereiro de 2023 às 14h30

Link copiado!

Imagem: Mikk Mihkel Vaabel/Wikimedia Commons
Imagem: Mikk Mihkel Vaabel/Wikimedia Commons

Um novo método de remoção de carbono do meio ambiente, sugerido por cientistas do MIT, pretende capturá-lo diretamente da água do mar. A técnica, ainda em fase de desenvolvimento, poderia resultar em um saldo negativo de emissões de gases estufa.

Com as consequências das mudanças climáticas aparecendo cada vez mais, não se faz necessário apenas reduzir a quantidade de gases de efeito estufa emitidos ao meio ambiente, mas também criar formas de retirar o carbono já liberado. Pesquisadores do MIT estão próximos a entregar um método acessível e eficiente para fazer isso.

O procedimento consiste em um ciclo de reações químicas a partir de células eletroquímicas colocadas na água do mar. Com o objetivo de deixar livre o gás carbônico na água — que pode estar na forma de sais como bicarbonato — eletrodos liberam prótons no meio aquoso. Um sistema a vácuo recolhe o gás liberado, enquanto a água, que se torna mais ácida no processo, passa por células de voltagem invertida para ser neutralizada novamente.

Continua após a publicidade

O professor Kripa Varanasi, engenheiro mecânico do MIT e um dos responsáveis pela descoberta, afirma que a técnica pode ser uma forma de começar a reverter a acidificação dos oceanos — um problema que afeta vidas marinhas como as dos corais.

Em declaração, o pesquisador diz que “o sistema pode ser escalado de forma a se integrar em processos existentes que já estão em contato ou processando água do mar.” Exemplos disso são fazendas de aquicultura e plataformas de extração de petróleo.

A equipe do MIT espera que o projeto esteja pronto para instalação em até dois anos. Até lá, algumas melhorias estão sendo feitas. Entre elas estão o sistema à vácuo que recolhe o gás e uma forma de solucionar o acúmulo de mineral nos eletrodos da segunda fase do processo.

Continua após a publicidade

Fonte: Energy & Environmental Science Via: Tech Times